HQzando #1: Thor - Em nome do Pai

Então, prezados bibliotequeiros. Hoje seria dia de Das páginas para as telonas (porque eu fiz confusão e postei nossos Queridos Escritores no dia errado - olhar o calendário editorial pra quê, né?), mas como eu estou com o estoque de adaptações assistidas no vermelho e não consegui pensar em nada, resolvi adiantar a coluna escrita por um colunista convidado, Pedro Martins (que calha de ser, também, meu namorado), para os fãs de HQs. Vamos conferir?



Bem, quando a Dona Paloma me chamou para escrever esta resenha, fiquei meio receoso e, por isso, atrasei em umas duas semanas a entrega mesmo já tento acabado de ler o encadernado há alguns dias. Bem, sem mais delongas, vamos ao que interessa, a resenha.

Thor – Em Nome do Pai se baseia, obviamente, nas relações entre pais e filhos de alguns dos mais importantes asgardianos (ou não asgardianos). A história se inicia logo após Thor ter revivido quase todos os seus súditos, que haviam caído durante o Ragnarök (o fim do mundo na religião nórdica, aonde o mundo acabaria e uma grande quantidade de deuses morreriam). 

Logo no início, vemos que a, agora reconstruída, Cidade Dourada está flutuando sobre a cidadezinha de Broxton, Oklahoma e, mesmo com os esforços de Thor, dois deuses não eram presentes após a volta dos outros, Sif, a outrora amada de Thor, e Odin, filho de Bor, pai de Thor e Rei de Asgard. Outro fato que atentava a vista dos deuses era Loki, que após ter retornado a vida, estava em um corpo de mulher e se dizia mudado, arrependido de todos os erros que cometera outrora.

Thor, agora sendo o novo Rei de Asgard, se deita para dormir o Sono de Odin e recuperar sua energia, quase toda gasta na recriação de Asgard e ressurreição de seus habitantes. Durante o Sono, ele fica em um estágio entre a vida e a morte e se encontra com seu pai, Odin, que permanecia no reino dos mortos. Após cumprida a tarefa diária do pai, ambos conversam e o verdadeiro motivo do não retorno de Odin é revelado. Thor acorda de seu Sono e reina soberano uma outra vez.

Loki vai até Hela (deusa dos mortos) e pede sua ajuda para “romper o véu do tempo” e “...fazer o que há muito foi feito mas nunca tive oportunidade de fazer no presente...” (p. 124). No entanto, para que ele possa voltar no tempo, deve voltar ao seu corpo verdadeiro. Quando retorna de sua viajem temporal, Hela indaga a Loki sobre a verdadeira dona do corpa feminino que este está usando e o adverte dos perigos caso o seu soberano descubra de quem é.

Outro arco bastante interessante é a breve citação do romance entre a asgardiana Kelda e o Humano Willian, tendo este ido visitá-la em sua casa, Asgard, e ter servido como um grande ponto, que mostra a diferença entre as culturas dos seres.

Bem, muitas outras coisas acontecem, – já que este encadernado engloba sete edições de Thor (7 a 12 e a 600) – por exemplo, a revelação de um meio irmão de Thor, o motivo de Loki ter sido adotado (que é bem diferente do filme, já que poucas coisas são canônicas no Universo Marvel) e o que Loki foi fazer no passado; porém não posso comentar sobre elas se não seria spoiler demais para uma resenha só.

Thor – Em Nome do Pai é uma das melhores obras do Deus-herói, tendo atingido notas acima de 8,0 em diversos sites críticos de quadrinhos. Foi escrito por J. M. Straczynski e ilustrado por Olivier Coipel e Marko Djurdjevic. 

Título Original: Thor
Autor: J. M. Straczynski
Ilustradores: Olivier Coipel e Marko Djurdjevic
País de Origem: EUA
Ano de publicação das revistas: 2008
Ano de publicação do encadernado: 2012
Páginas: 201

Compre: Terra do Saber - Saraiva (em falta)

“Para sermos quem somos, temos que matar nossos pais.”
– Odin

10 comentários:

  1. Oi!
    Não sou muito fã de HQ, mas gostei da resenha =)
    Vou indicar ao meu irmão.

    Beijos!
    Marina - Blog Marinah Gattuso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não sou, Marinah, por isso convoquei um colunista! Mas se seu irmão curte, espero que ele aprecie a dica.

      Beijos!

      Excluir
  2. Parece ser bem interessante, mas não sou muito de ler HQs.
    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para falar a verdade, também só li algumas edições de "The Walking Dead". Mas me interessei pelas histórias dos heróis da Marvel por causa dos filmes. Quem sabe um dia eu leia, né?

      Beijos.

      Excluir
  3. Adoro HQ's, lembro que quando eu era pequena elas costumavam ser bem mais baratas e meu pai sempre me comprava quando iamos a banca, hoje, acho o preço absurso e confesso que apesar de gostar muito do gênero, eu ainda prefiro comprar livros devido ao preço.

    Parabéns pelo blog.

    http://www.daprateleira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom: primeiro fã do gênero por aqui! Concordo com você que HQs são caras e também prefiro os livros.

      Obrigada pelo elogio!

      Excluir
  4. Eu lia HQ quando criança, faz tempo que não um não me interessa. Boa resenha.

    beijos

    Bia - www.livredujour.worpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bia. Nossa vida literária também tem fases, né? Quem sabe um dia você volta a se interessar. Bjos.

      Excluir
  5. Não costumo mais ler HQ's, mas gostava bastante quando era criança. Uma pena ter perdido o hábito =/
    Nunca li nada sobre Thor :o

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma pena mesmo, Kel. Mas quem sabe você não encontra alguma que te desperte o interesse e acabe voltando, né? Sempre é bom diversificar.

      Beijinhos.

      Excluir