Nos bastidores: Leitor crítico, preparador de texto e revisor de originais

Voltando ao nosso tour pelas profissões literárias em homenagem àqueles que possibilitam que os livros cheguem às nossas mãos na forma linda que eles chegam, hoje vamos falar de três profissões que muitas vezes se concentram na figura de um único indivíduo: Leitor crítico, Preparador de texto e Revisor de originais.


Duas semanas atrás nós discorremos rapidamente sobre aquele lindo que é o único e exclusivo responsável pelo conteúdo dos livros: o escritor.

Hoje, é hora de entender um pouco sobre alguns elos muito importantes da cadeia produtiva literária na hora de dar forma ao livro, ajudar a deixar o original tinindo e pronto para a caça às editoras, saga de todos nós que temos a pretensão de ver nossos bebês publicados algum dia.

O primeiro nessa cadeia é o leitor de originais, cuja função é ler criticamente a obra e identificar problemas em vários aspectos da construção dos livros, como premissa, construção dos personagens, narrativa, linguagem... Também ajuda a ter uma ideia da recepção da obra pelo público em geral e por isso é conhecido como leitor beta. Pode ser profissional ou não, mas é fundamental que seja (como o nome bem diz) crítico e tenha uma opinião bem formada. Pode ser até bom ouvir uma opinião positiva (especialmente quando é sincera), mas a função dele é melhorar o livro, e por isso é preciso buscar criteriosamente qualquer possível falha no trabalho.

Depois disso vem a preparação de texto, que tem a função de identificar falhas estruturais na obra, localizar as pontas soltas, eliminar e incluir trechos e reorganizar frases para deixá-las mais claras. Nem sempre é necessária, dependendo da "qualidade" e do nível de trabalho do texto original. Também é a etapa responsável por formatar e padronizar o material de acordo com os critérios do mercado editorial, dando uma cara mais "profissional" ao original.

Finalmente, a revisão de originais é a parte em que se corrige os erros de digitação, concordância ortografia, gramática e na estrutura das fases. Tem um caráter mais formal do que as outras fases, e mais focado no português (supondo que essa seja a língua da sua obra), para evitar que cheguem até o leitor aqueles erros que passam a sensação horrorosa de desleixo. Não queremos parecer desleixados com nossas crias, não é mesmo?

Todas essas fases são opcionais, uma vez que ficam a cargo do autor e ocorrem antes do envio do original para editoras, e têm um custo (todo mundo precisa pagar as contas, né). Apesar disso, são altamente recomendáveis e, ainda que não garantam que alguma editora vai se interessar pelo seu trabalho, com certeza aumentam as suas chances de ser publicado. Essas "dicas" se aplicam a escritores de todos os níveis de experiência, mas principalmente aos iniciantes, que ainda não se ambientaram e não conhecem todas as regras do mercado editorial.


Quer ver seu texto publicado aqui no blog? É muito fácil, veja como aqui.

6 comentários:

  1. Bom dia!
    Muito legal a ideia de explicar as etapas da produção de um livro ^^

    Beijinhos,
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei a ideia dos post sobre a produção de livro. Super seria revisora de originais, leio procurando erros sempre hahah
    Penso muito em fazer produção editorial, vi que tem lá na UFRJ. Quem sabe um dia perco a preguiça de fazer enem e outra faculdade :P

    ResponderExcluir
  3. E eu aqui, escrevendo o meu... mas eu sempre peço pra alguém ler e dizer o que achou com sinceridade (e futuramente, quem sabe um profissional).
    Beijo! Adorei o post. :)

    ResponderExcluir
  4. Que bacana conhecer um pouco sobre os profissionais do livro.
    Apesar de serem opcionais, os autores deveriam investir nesses profissionais.
    É super chato, por exemplo, ler um livro cheio de erros de português ou concordância.
    Bjo

    ResponderExcluir
  5. Imagina se até depois de passar pela editora a gente acha erro.. hahaha
    são boas dicas essas.

    Bjs
    fantasiandocomoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Paloma!
    Eu acho que o erro de grande parte dos autores está em não investir em sua obra. Sim, tudo isso tem um custo, mas imagina como isso aumenta a qualidade dos livros?

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir