[Resenha] Bruxos e Bruxas, de James Patterson (+ PROMOÇÃO + BOOKTOUR)




Então, queridos, finalmente chegou a prometida resenha premiada em comemoração aos 100 primeiros seguidores do blog pelo GFC! E já que nem todos podem ganhar a promoção (infelizmente só tenho um livro para sortear), resolvi incrementar ainda mais a comemoração e lançar um Booktour para que todos possam ler. Então confiram a minha opinião sobre o livro!
- Ficha técnica
Título original: Witch & Wizard
País de origem: Estados Unidos
Autor(a): James Patterson e Gabrielle Charbonnet
Editora: Novo Conceito
Ano: 2013
Número de páginas: 284
Leia a sinopse do livro aqui.


Bruxos e Bruxas conta a história dos irmãos Allgood, Whit e Wisty, que uma noite são retirados de suas camas, presos e condenados à morte por bruxaria.

Ocorre que até ali os dois não tinham a menor ideia de que eram bruxos, mas a partir desse evento transformador, os irmãos começam a desenvolver seus poderes e a buscar uma forma de escapar da prisão horrível em que foram presos e acabar com a Nova Ordem.

Quando eu li a sinopse, fiquei encantada com a história e morrendo de vontade de conferir se o livro faria jus a uma ideia tão boa.

A premissa me lembrou algo do tipo "1984/Farenheit 451" encontra "Harry Potter/Percy Jackson". Ao mesmo tempo que os autores trazem bastante elementos de distopia e até crítica social (vou desenvolver esse ponto mais para baixo), eles trazem também magia, profecias e vários bons elementos de livros infanto-juvenis de fantasia. É a união de dois gêneros de livros que muito me agradam.

Infelizmente, achei que a minha expectativa foi bastante frustrada pela escrita. O livro é narrado em primeira pessoa, alternado o ponto de vista entre os personagens, e a princípio eu achei a escrita (principalmente nos capítulos do Whit) extremamente infantil (e não adianta falar que o livro é infanto-juvenil e que o personagem é adolescente, porque o Rick Riordan está por aí para provar o contrário).

Com o tempo, pareceu melhorar. Não sei se o personagem se desenvolveu, se os autores foram aquecendo os motores ou se eu me acostumei. Pelo menos pareceu me incomodar menor ao longo do livro.

Além disso, outro ponto que me incomodou bastante foi o fato de os capítulos serem curtos demais - difícil até achar algum que dure mais de duas páginas. E a alteração dos capítulos não tem a menor justificativa: muitas vezes no capítulo seguinte o narrador era o mesmo e a cena era a mesma, continuando exatamente do mesmo ponto em que o capítulo anterior parou. Essa nem Freud explica.

Achei que esse fracionamento excessivo dos capítulos, ao contrário de tornar a leitura mais rápida, teve o efeito de quebrar o ritmo das cenas e dificultar um pouco que eu me aprofundasse na leitura e me conectasse melhor com os personagens.

Não é porque eu já passei um pouquinho (e foi só um pouquinho, mesmo) da adolescência que eu sou incapaz de me conectar com personagens adolescentes. Muito pelo contrário, eu já passei por essa fase também. Só que nesse livro isso demorou bem mais para acontecer.

Apesar disso, eu gostei da personalidade dos personagens principais. A Wisty é bastante divertida e o Whit é bem carinhoso. Achei muito interessante e legal a relação dos dois, estilo amor/"ódio" como de quaisquer irmãos normais.

Os personagens secundários não são muito explorados, já que a maior parte do livro é passada só entre os dois principais, mas os autores já introduziram elementos legais também neles para desenvolvimento nos próximos livros. Tive a impressão que vai ter gente ali que eu vou gostar bastante.

No fim das contas, a leitura do livro acabou ficando gostosinha, depois que você se conforma com as trocas transloucadas de capítulo. Em geral, a leitura corre bem rápido: terminei em três dias intercalando com estágio e prova na faculdade - se tivesse tempo, provavelmente teria feito em um dia bem fácil.

Apesar da aparente superficialidade do livro, achei que os autores conseguiram inserir também um elementos bem legais de crítica social aos Estados Unidos. Claro que pode ser só interpretação minha, mas me embasei em passagens explícitas do livro:

A questão é que realmente aconteceu.
Está acontecendo agora conosco.
E se você não parar e prestar atenção,
seu mundo será o próximo. - introdução.

De repente, mais três vultos saíram do meio das sombras. Dois deles tinham armas presas ao cinto. A situação já estava fora de controle, de verdade. Armas? Soldados? Na nossa casa? Em um país livre? No meio da noite? E nem era fim de semana. - página 23.

- Eles são a Lei e eles são a Ordem, amigos. Eles são Os Únicos que nos colocaram aqui e são Os Únicos que decidem o que fazer conosco. - página 39.

Vocês podem não ter entendido nada, mas deem um desconto para a estudante de direito. Para mim, essas passagens acima deixaram bem clara a crítica ao paradoxo que ocorre no país, conhecido como "terra da liberdade", que ao mesmo tempo adota a política mais repressiva de perseguição criminal que eu tenho conhecimento em em nome da "segurança nacional". Atira primeiro, pergunta depois. Se você é suspeito de terrorismo, você automaticamente perde todos os seus direitos.

Finalizando, a edição está muito legal e cuidadosa. As páginas são levemente amareladas e as letras são relativamente grandes. De errinho, só achei uma crase que não devia estar lá.

A capa é linda. Realmente mais linda ao vivo do que em foto. As letras são relevos dourados e o resto tem um toque acetinado delicioso que dá vontade de passar a mão sem parar.

 Enfim: o livro não atendeu totalmente às minhas expectativas, mas ainda quero ler as sequências.


PROMOÇÃO



E agora chegamos à parte mais esperada: a promoção! Quer ganhar um exemplar de Bruxos e Bruxas para a sua estante? Então leiam com atenção as regras abaixo e participem!

REGRAS

  • Todos os participantes devem ter endereço de entrega no Brasil.
  • Todos os participantes devem seguir o blog pelo Google Friend Connect.
  • Os itens acima são as única condições obrigatórias para participar da promoção, as demais são chances extras facultadas aos participantes.
  • É responsabilidade do participante indicar um e-mail válido para que possa ser contatado pela administração do blog.
  • As inscrições estarão abertas no período de 25/07/13 até as 12h (meio dia) de 18/08/13.
  • O sorteio será realizado na tarde do dia 18/08/2013 e o resultado será divulgado pelo blog e pelas redes sociais no dia 19/08/13.
  • O vencedor será contatado por e-mail pela administração do blog e terá 72h para responder ao e-mail informando os dados para envio do prêmio.
  • Caso o vencedor não se pronuncie, o sorteio será realizado novamente, seguindo as mesmas regras acima.


BOOKTOUR



Para aqueles que querem ler o livro mesmo que não ganhem a promoção; ou simplesmente não querem participar da promoção, mas querem ler o livro, o Bibliotequismo está organizando um Booktour de Bruxos e Bruxos!

Muita atenção aqui: é importantíssimo que todos os inscritos leiam com atenção todas as regras, ainda que elas pareçam muitas.

REGRAS


  • Todos os inscritos devem residir em território brasileiro. 
  • Todos os inscritos devem seguir o blog pelo Google Friend Connect
  • As despesas com o envio do livro para o próximo da fila ficam a cargo de quem envia (o participante que leu o livro por último). 
  • O livro deverá ser enviado SEMPRE embrulhado em plástico bolha (pode ser o mesmo em que foi recebido). 
  • O livro deverá permanecer encapado em plástico e os participantes não deverão retirar o recado que o acompanhará. 
  • Qualquer dano ao livro deverá ser ressarcido ou indenizado. 
  • O participante deverá enviar foto do livro ao receber e ao enviar para o próximo.
  • Caso o participante receba o livro danificado de alguma forma, deve entrar em contato imediatamente com a administração do blog, que tomará as devidas providências. 
  • O livro sempre deverá ser enviado pelos correios na modalidade IMPRESSO com REGISTRO MÓDICO ou outra forma que possibilite o rastreio do objeto (SEDEX, SEDEX 10 ou CARTA REGISTRADA). 
  • A administração do blog entrará em contato com o participante seguinte para confirmar o interesse e disponibilidade para receber o livro e informará o endereço de envio para o participante da vez.
  • Ao enviar o livro para o próximo, o participante deverá informar o código de rastreio à administração do blog pelo e-mail bibliotequismo@gmail.com.
  • Cada participante terá o prazo máximo de 20 dias para leitura do livro, a contar da data de recebimento informada pelos correios
  • O participante deverá confirmar o recebimento do livro pelo e-mail bibliotequismo@gmail.com
  • Os 10 primeiros que se inscreverem e preencherem os requisitos ocupam as vagas disponíveis. 
  • Os 5 seguintes ocuparão a lista de espera que será usada para suprir eventuais desistências ou exclusões. 
  • A inscrição será feita por meio do envio de um e-mail para bibliotequismo@gmail.com contendo as seguintes informações: 

SE O INSCRITO FOR MAIOR DE IDADE

- Nome completo 
- Idade 
- Endereço completo 
- Telefone para contato 
- Link do perfil no Facebook 
- Blog/site (se tiver) 
- A seguinte declaração: "Estou ciente das regras do Booktour, divulgadas em http://www.bibliotequismo.com.br/2013/07/resenha-bruxos-e-bruxas-de-james.html  desejo participar do mesmo e me responsabilizo por eventuais danos que o livro possa sofrer enquanto estiver em minha posse

SE O INSCRITO FOR MENOR DE IDADE

O responsável legal deve enviar um e-mail contendo as informações abaixo: 
- Nome completo (do menor e do responsável) 
- Idade(do menor) 
- Endereço completo 
- Telefone para contato 
- Link do perfil no Facebook (do menor e, se houver, do responsável) 
- Blog/site (se tiver) 
- A seguinte declaração: "Estou ciente das regras do Booktour, divulgadas em http://www.bibliotequismo.com.br/2013/07/resenha-bruxos-e-bruxas-de-james.html  autorizo o menor NOME DO MENOR a participar do mesmo e me responsabilizo por eventuais danos que o livro possa sofrer enquanto estiver em minha posse
  • O inscrito que tiver blog/site e publicar resenha do livro deverá indicar que o livro fez parte do Booktour e linkar o blog. 
  • A lista final dos participantes será publicada no blog www.bibliotequismo.com.br em 10/09/2013. 
  • O descumprimento de qualquer das regras previstas acima acarretam a imediata exclusão do participante sem qualquer aviso prévio.
  • Os participantes podem desistir de sua vaga a qualquer momento durante o Booktour por meio de comunicado escrito através do e-mail bibliotequismo@gmail.com.

4 comentários:

  1. oieee
    doida para ler esse livro!!
    e passei para avisar que indiquei seu blog para um selinho la no meu

    minhaestantecolorida.blogspot.com.br

    bjus

    ResponderExcluir
  2. Achei linda essa ideia do booktour! Só não me increvo porque já comprei minha cópia do livro!
    Tomara que todo mundo seja responsável e cuidadoso!

    Beijo
    http://itsjuliasfault.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Paloma, adorei sua visita lá no blog, de verdade.
    Quanto ao livro "A mulher do viajante no tempo", leia. Vou assistir o filme agora, mas sei que o livro é simplesmente imbatível.
    Quanto a Bruxos e bruxas, todo mundo está falando isso. :(
    Minhas expectativas ficaram nas alturas depois daquela publicidade toda, e no entanto, todo mundo diz que o livro é meio descompassado. O problema de nós leitores é que o vício é tão grande, mas tão grande, que a gente quer ler sempre mais e mais.. srsr!

    Estou participando da promo, e adorei a ideia do booktur! Que todos colaborem!
    Beijos, chuchu!

    http://ancoreblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Paloma, eu até queria participar do sorteio, ou do booktour, mas não consigo acessar o GFC nunca, por nenhum navegador! Uma pena. #chatiada
    Beijos.

    ResponderExcluir