[Resenha] O Guardião de Memórias, de Kim Edwards

Olá! Estou de volta, e dessa vez não é para elogiar! A bola da vez é O Guardião de Memórias, que eu li já tem um tempo, mas nunca é tarde para se expressar uma opinião, certo? Esse livro também foi adaptado para as telinhas em 2008 (o que ajuda a confirmar minha opinião, porque se fosse bom mesmo tinha ido para a telona).

- Ficha técnica
Título original: The Memory Keeper's Daughter
País de origem: EUA
Autor(a): Kim Edwards
Ano: 2007
Editora: Sextante
Número de páginas: 368

É 1964 e Norah, a esposa do Dr. Henry, está grávida de gêmeos. Tudo está lindo até que, no meio de uma tempestade, ela entra em trabalho de parto. Quem faz o parto é o próprio doutor, com ajuda da sua secretária, Caroline. Primeiro nasce o menino, forte e perfeitamente saudável, e tudo vai bem até que chega a menina.

Dr. Henry imediatamente observa em sua filha os sinais da Sindrome de Down e, movido por lembranças de sua própria infância e querendo proteger a mulher, entrega-a à ajudante para que seja dada em adoção.

Felizmente, ao chegar na instituição onde deveria abandoná-la, Caroline fica com pena da menininha e resolve ficar com ela. Pede demissão do consultório do médico e leva Phoebe, o nome que dá à menina em respeito à vontade da mãe biológica, para bem longe.

Até aí não tem nada que todas as sinopses desse livro digam. A família é destruída por essa ação fatídica, e o Dr Henry vive atormentado pela culpa o resto de sua vida, literalmente. Ponto e fim. Só de olhar para esse resumo geral dá um aperto no peito por uma boa ideia tão mal aproveitada. A trama toda é extremamente superficial e sem nenhum ponto de apoio. Nenhum sentimento profundo. É como se fosse uma simples narração de fatos, não parece ter muito envolvimento emocional da autora com a estória.

Não vou dizer que foi uma perda total de tempo (mesmo porque nenhum livro é), mas é um decepção. Tem partes aproveitáveis e a ideia em si é boa, mas não foi bem desenvolvida. A capa é bonita, bem simples, sem poluição visual, foi isso, na verdade, que primeiro me atraiu a comprar esse livro. Fui enganada pelas aparências. É uma pena.

Veja o livro no Skoob.


7 comentários:

  1. também me decepcionei muito com esse livro. a leitura é lenta, e o tema foi mal aproveitado. deram prioridade pra outros aspectos da história e o desenrolar mais esperado foi completamente sem graça. fiquei tremendamente aborrecida porque estava apostando tudo no livro, e não gostei nem um pouco do resultado final!!
    boa resenha :)

    ResponderExcluir
  2. Ai, que pena saber desse mal aproveitamento. Gostei muito da história e se lesse só a sinopse apostaria bastante no livro. Até a capa me interessou e me deixou curiosa :/ É bem chato mesmo quando lemos um livro com uma idéia tão boa, mas mal aproveitada.

    Beijos xx

    ResponderExcluir
  3. Caramba rsrs Eu quase comprei esse livro uma vez, tem tempo já e não lembro pq desisti... Essa nem é a primeira resenha assim que leio dele, então minha vontade de ler é nula =D

    Bjs,
    Kel - It Cultura
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  4. É uma pena, pois eu estava esperando uma historia emocionante e voce fala que não tem nada de mais
    Então este enredo foi muito mal aproveitado eim
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Eu ainda nao li esse livro, mas pela sinopse eu achei que seria suuuper bom... agora eu preciso ler para tirar minha propria conclusao ne?

    Beijocas
    Rapha ~Doce Encanto

    ResponderExcluir
  6. Que triste! Esse livro tava na minha lista de próximos a serem comprados, daí me deparo com essa resenha :/ De fato, parece que muita coisa pode ser aproveitada pela história.. É uma pena que cê não tenha gostado :/
    De qualquer forma, vou ler pra tirar minha própria opinião depois.

    :*

    ResponderExcluir
  7. Você já tentou ler novamente?
    Comprei ele pela capa também. A primeira vez que li, não cheguei a metade, achei parado, detalhista demais em certos pontos.

    Mas resolvi dar uma segunda chance e amei o livro, a história é linda, emocionante e começei a me prender mesmo da metade para o final.
    Pra mim valei demais ler!

    ResponderExcluir