[Resenha] A menina que não sabia ler, de John Harding


- Ficha técnica

Título original: Florence and Giles
Autor : Jhon Harding
Editora: Leya
Ano: 2010
Número de páginas:282



O livro fala sobre Florence e seu irmão mais novo Giles, que após a morte de seus pais anos atrás tem que se mudar para a casa do tio , personagem que não aparece em momento nenhum da historia. Tal tio que impede a menina de ter uma boa educação. Inconformada, Florence acaba descobrindo uma biblioteca abandonada e aprende sozinha a ler. E depois desse fato acabam-se as relações com o titulo em português do livro. Nada aprofunda-se sobre o assunto, ela simplesmente aprende a ler e é feliz na sua biblioteca fria na companhia dos diversos mundos que a leitura pode te proporcionar.


O livro na realidade acaba focando-se no fato de Florence ter suspeitas que a tutora de seu irmão , Srt. Taylor, querer fazer algum mal a ele. Suspeitas que acabam se elevando a pura obsessão em descobrir qual o real interesse da tutora em seu irmão e impedi-la de leva-lo embora.



Não sei se nota-se.... mas não gostei desse livro. Começando pelo titulo, na verdade sua tradução. Foi muito inteligente a ideia de colocar o nome em português de ''A menina que não sabia ler'' , com certeza atraiu mais consumidores do que iria "Florence e Giles" . Porem , para mim, o titulo dá importância demais a um fato que no livro não parece ter tanta importância assim (a não ser se formos analisar como aprender a ler aguçou a imaginação de Florence, fato que com certeza explica a excentricidade do livro). Não achei que fosse uma leitura que fluiu facilmente, lembro de ter ficado um tempo sem lê-lo para depois retornar. Não é a linguagem dele, já li livros muito mais rebuscados. Não sei explicar o porque, simplesmente não me cativou.




4 comentários:

  1. Graças a Deus eu não fui a única a não gostar desse livro, ele simplesmente é dakeles livros que ao final não tem nada haver com nada. Eu até hoje não soube explicar o meu sentimento por ele...
    Beijos e adorei o blog

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei do livro, mas não amei. A leitura comigo até que foi bem tranquila, mas tb não concordo muito com essa mudança no título original. Florence and Giles tem mt mais a ver com a história, afinal, ela respira aquele irmão...

    Bjs,
    Kel - It Cultura
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  3. Confesso que comprei esse livro apenas pela capa e pelo título, que sem dúvidas chamou a minha atenção. Porém já é a segunda resenha que leio sobre ele, e a critica é quase idêntica. Por esse motivo vou deixar ele bem no final da minha imensa fila 'Haha. Enfim, adorei a resenha xD

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
  4. Oi adorei.. muito obrigado, depois de ter lido sua resenha...me interessei pelo livro....mas vc já leu o livro reverso ... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..
    www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir