[Resenha] Demônios não choram, de Samuel Cardeal + SORTEIO

Boa noite, queridos. Hoje é dia de mais uma postagem extraordinária. Estou aqui hoje por dois motivos: em primeiro lugar para correr atrás da minha participação dessa edição da Turnê Virtual, e para compensar minha ausência deprimente durante o mês passado.

Vocês já conheceram um pouco sobre a obra e o autor na postagem de apresentação da edição e no post promocional, então agora é mais que hora de vocês saberem o que eu achei do livro. Vamos lá?


Demônios não choram é um livro do autor brasileiro Samuel Cardeal e conta a história de Ezequiel que, em um Brasil pós apocalíptico destruído por bombas atômicas, se dedica à arte de caçar os demônios que vagam pela terra e enviá-los de volta para o inferno.

Só o título o livro já foi o suficiente para me fazer ficar bastante com um pé atrás. Sinceramente, a primeira coisa que me trouxe à mente foi uma novela mexicana com algum toque sobrenatural. Apesar disso, me interessei em participar da edição por causa da sinopse e segui em frente torcendo por uma surpresa boa.

Infelizmente, essa surpresa não aconteceu. O livro realmente não me agradou e mais de uma vez me peguei lutando para chegar ao final. Na minha opinião, elementos demais foram misturados na narrativa (apocalipse, exorcismos, nomes bíblicos e máfia, por exemplo) e a história ficou muito dispersa. Não bastassem apenas os elementos, achei que a opção pela cronologia "não linear" passou do ponto, deixando tudo muito cansativo e trazendo para a trama muitas coisas que não eram essenciais ao desenvolvimento da história.

Também não consegui me apegar a nenhum personagem, o que seria essencial em uma história que tende tanto para o lado dramático quanto essa. Pelo meu ponto de vista, isso ocorre, entre outros motivos, porque o autor não lançou mão de um recurso que está em 10 entre 10 dicas para escritores que eu já li na vida: "não conte, mostre". Pela minha percepção, ele se preocupou demais em contar detalhes (algumas vezes até irrelevantes) e esqueceu de mostrar. Faltou também um elemento comuns nos personagens que me ajudasse a sentir empatia com eles.

Finalmente, um último ponto que gostaria de ressaltar é a necessidade gritante de uma revisão gramatical no livro. Encontrei alguns erros consideráveis e para mim foi claro que não foi uma simples "escorregada" na revisão, porque o mesmo erro se repetiu por incontáveis vezes ao longo do livro. Exemplo: "A Grande Casa ficava uns quilômetros da praça central".

Isso era tudo o que eu tinha a dizer sobre o livro, mas gostaria de acrescentar mais algumas palavras. Espero que vocês entendam que em momento nenhum eu tentei escrachar o livro, e que não me dá nenhum prazer "falar mal por falar mal". Eu creio e espero que outros leitores enxerguem e apreciem pontos positivos que não tenham ficado evidentes para mim, já que de forma alguma eu sou dona da razão, e que fique claro que eu reconheço o valor do trabalho que o autor teve para escrever o livro e a coragem e persistência necessários para isso. Minha vontade é que essa crítica seja recebida como um estímulo, e não como algo ruim.

"Existem coisas diante de seus olhos que não são aquilo que você vê. Para enxergar a luz, é preciso conhecer as mais profundas trevas."

Título original: Demônios não choram
Autor: Samuel Cardeal
País de origem: Brasil
Ano: 2013
Páginas: 360


2 comentários:

  1. Sinto muito que o livro tenha lhe desagradado tanto. E obrigado pela sinceridade e pelos apontamentos

    ResponderExcluir
  2. Eu li o livro e gostei muito. O que mais gostei foi justamente a questão envolvendo exorcismos e nomes bíblicos, que foram frutos de muita pesquisa. Digo isso porque já estudei um pouco de questões bíblicas, e sempre esbarramos em demonologia e apocalipse. Como você disse, realmente é uma opinião pessoal, o que agrada uns, as vezes não agrada outros
    abçs

    ResponderExcluir