Queridos Escritores: Letícia Wierchowski

Hoje nós vamos conhecer de antemão a autora do livro que eu estou terminando e que muito provavelmente será a nossa resenha de depois de amanhã: Letícia Wierchowski, a autora dA Casa das Sete Mulheres e do recente lançamento da Editora Instrínseca, Sal.


Biografia

Descendente de poloneses, a Letícia nasceu em Porto Alegre no dia 4 de junho de 1972. Antes de começar sua carreira, ela cursou faculdade de arquitetura (que não chegou a terminar), foi dona de uma confecção de roupas e trabalhou na construtora do pai, onde finalmente começou a trabalhar em seus projetos literários.

Seu primeiro livro, O Anjo e o Resto de Nós (Editora Record, republicado em 2001), foi lançado em 1998, e foi por meio dele que a autora conheceu seu atual marido, Marcelo Pires: um dia, Martha Medeiros indicou a Marcelo, seu amigo, esse livro. Depois de ler, ele resolveu mandar um e-mail para a Letícia e, menos de um anos depois, os dois estavam casados. As mensagens trocadas pelos dois viraram um livro que foi distribuído como brinde na festa de casamento e depois lançado comercialmente pela Editora LP&M, em 1999: Eu@teamo.com.br.

No ano de 2003, o quinto livro da autora (A Casa das Sete Mulheres) foi adaptado em uma minissérie da Rede Globo que eu achava a cara da perfeição, até de fato ler o livro e ver que a adaptação não chegava aos pés da versão original (como sempre). A minissérie foi retransmitida em 2005 no mesmo canal e mais recentemente no canal Viva.

Alguns não sabem, mas em 2006 A Casa das Sete Mulheres (livro) ganhou uma sequência: Um Farol no Pampa, que conta um pouco mais da vida dos nossos queridos personagens depois dos acontecimentos do primeiro livro.

Em 2005, a Letícia entrou para o mundo da literatura infanto-juvenil com o livro O Dragão de Wawel e outras lendas polonesas (em coautoria com Anna Klacewicz), que foi prontamente seguido de vários outros.

Hoje em dia, nossa queridinha da vez mora com o marido e dois filhos ainda em Porto Alegre e recentemente participou da produção do roteiro do filme (que estou morrendo de vontade de assistir) O Tempo e o Vento, adaptação dos livros O Continente (dois primeiros volumes da série de livros O Tempo e O Vento, do Érico Veríssimo) dirigida por Jayme Monjardim.

Bibliografia
  • O Anjo e o Resto de Nós (1998, Record)
  • Anuário dos Amores (1998, Artes e Ofícios) contos e crônicas
  • Prata do Tempo (1999, Record)
  • eu@teamo.com.br (com Marcelo Pires) (1999, LP&M)
  • A Casa das Sete Mulheres (2002, Record)
  • O Pintor que Escrevia (2003, Record)
  • Cristal Polonês (2003, Record)
  • Um Farol no Pampa (2004, Record)
  • Uma Ponte para Terebin (2005, Record)
  • De um Grande Amor e uma Perdição Maior Ainda (2007, Record)
  • Os Aparados (2009, Record)
  • Sal (2013, Intrínseca)
Livros infantis
  • O Dragão de Wawel e outras lendas polonesas (2005, Record)
  • Todas as Coisas querem ser Outras Coisas (2006, Record)
  • O Menino Paciente (2007, Record)
  • Era uma Vez um Gato Xadrez (2008, Record)

Carreira internacional

O Livro A Casa das Sete Mulheres já foi lançado em seis países, além do Brasil: Alemanha, Espanha, Grécia, Itália, Iugoslávia e Portugal.

Fontes:

6 comentários:

  1. Paloma, nunca li nada da escritora, mas sempre vejo elogios ao trabalho dela. Comprei Sal e já está na fila de leitura.

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se tudo for no padrão "A Casa das Sete Mulheres", o trabalho dela é realmente maravilhoso, Isabela. Tenho bastante curiosidade com "Sal", depois me diz o que achou.

      Beijos.

      Excluir
  2. Gente, tantos livros lançados e eu só fui conhecer a autora recentemente por causa do lançamento de Sal. que vergonha hehe
    A Casa das Sete Mulheres eu também acho a cara da perfeição, mas não li o livro para comparar.
    Sal está na minha lista de desejos. Espero ler em breve.
    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não li "Sal", mas apaixonei pela escrita da autora por "A Casa das Sete Mulheres". Quando ler, me fale! Beijinhos.

      Excluir
  3. Nunca li nada dela, mas provavelmente, começarei por "Sal". Muita vontade mesmo de ler.
    Beijo! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tenho muita vontade de ler "Sal", Tay. Infelizmente ainda devo demorar um pouco. Mas espero a sua opinião, hein!

      Beijocas.

      Excluir