Das Páginas para as Telonas: Um Dia

Como fui uma pessoa muito relapsa semana passada (prometo que isso não se repetirá), preferi não prejudicar a programação e passar para essa semana aquilo que nós perdemos, atrasando o calendário para que a programação não fique louca. Hoje, então, é dia de apreciarmos mais uma vez a sétima arte. Peguem a pipoca.


O filme de hoje é Um dia, adaptação cinematográfica do livro de mesmo nome, do autor David Nicholls. Assisti o filme tem pouco tempo, por isso a minha escolha se manteve mesmo quando eu (de forma tontíssima) me dei conta de que nenhuma resenha do livro foi ao ar por aqui. Mas não se preocupem, resolvo isso na próxima sexta e excepcionalmente nessa edição nós vamos inverter a ordem das coisas (vocês já devem ter percebido que no que concerne ao blog, eu faço o que me dá na telha).


O filme é estrelado pela Anne Hathaway, uma atriz que eu adoro e admiro muito (principalmente desde Os Miseráveis), e Jim Sturgess, um ser que é adorado pelas minhas amigas mafiosas, mas que eu não fazia ideia de quem era até finalmente assistir o filme (e descobri que já conhecia a figura).

A trama da adaptação segue fielmente (uma das adaptações mais fieis que me lembro de ter visto) o livro, apesar dos cortes que são imprescindíveis, já que nenhum livro que se prese caberia da cabeça aos pés em 2 ou 3 horas de filme.

Como não resenhei o livro aqui ainda e sempre precisamos presumir que os leitores podem não conhecem a história, vamos à premissa central: Dex e Emma se conhecem na formatura da faculdade e passam a noite juntos (sem a maldade que está na cabeça de vocês). Depois disso, eles ficam muito amigos e, apesar do distanciamento gradativo que os anos e a vida vão impondo a eles e do fato de o Dex ser um idiota uma grande parte do tempo, essa amizade persiste durante vinte anos. E durante esses vinte anos que nós acompanhamos esses dois, todo dia 15 de junho. Se ficou muito enrolado, vocês também podem ler a sinopse aqui, ou esperar a minha resenha, mas a ideia exata da proposta vocês só vão captar lendo o livro.

Acontece que eu senti falta dessas partes que foram cortadas, ainda mais do que eu sinto normalmente, porque eu senti que faltou um pouco de sentimento. Não que eu esperasse algo à altura do livro, mas eu senti que a ausência de algumas cenas, em conjunto com a proposta já bizarramente fragmentada da história, algumas vezes pode ter deixado a audiência que não teve um contato anterior com a história perdida.

Não gostei tanto assim do Sturgess como Dex, apesar de ele ser uma gracinha. Primeiro porque ele tem muita cara de criança e no final da história o personagem tem 40 e poucos anos de idade na cara (aqueles cabelos brancos não me enganam); segundo porque por algum motivo bizarro ele simplesmente não me convenceu tão bem. O Dexter do livro tem mais um quê James Dean-rebelde, enquanto na adaptação ele me pareceu incrivelmente infantil.

Já a Anne eu gostei bastante. Talvez tenha faltado um quê de Emma, mas acho que em geral ela fez a parte dela de forma bem satisfatória. Imaginei a personagem do livro muito mais "selvagem", contidamente rebelde, do que a Emma certinha que a gente encontra no filme. E deus a livre daquele figurino horroroso que arranjaram para ela.

Apesar das minhas reclamações do ponto de vista da adaptação, como filme eu gostei bastante. Achei interessante a fotografia mais desbotada e a abertura bem clássica que, em conjunto, me deram a sensação de estar vendo um filme antigo. E eu sou louca por filmes antigos. Então: já assistiram esse? O que me dizem?



Título original: One day
Diretor: Lone Scherfig
Atores principais: Anne Hathaway
Jim Sturgess
Ano: 2011


3 comentários:

  1. Eu adoro essse filme, cara como chorei... hahaha
    eu sempre tive vontade de ler o livro, mas em todo grupo de leitores que eu participo sempre reclamam bastante dele e eu fico com medo de ler, não gostar e "destruir" a magia.
    mas parece que você tem um ponto de vista diferente, perdi um pouco do medo agora rs
    Eu vi seu blog, lá no grupo blogueiros literários. Resolvi seguir e curtir os blogs que estão lá na divulgação, porque acho que assim vai ser mais legal minha participação no grupo, conhecendo todo mundo e tal :D
    Beiijos,
    Paula
    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
  2. Palo, minha pônei mais amada do universo, eu amo o livro Um Dia. De verdade.. é com certeza um dos meus livros preferidos da vida e lembro exatamente de ter sentido muita falta de alguns pedaços específicos que foram cortados do filme.
    Anne me convenceu muito como Emma. Tanto que até hoje quando penso em Emma, penso nela. De qualquer forma, todas as minhas amigas a quem eu indiquei o filme sem ter lido o livro... amaram!

    Beijoca
    (Saudade!)

    ResponderExcluir
  3. Aaaaai eu gosto tanto do filme! É tão melancólico, e os atores estão tão perfeitos ♥

    Tenho que terminar de ler o livro >.<

    Bjss!

    Raquel Moritz
    www.pipocamusical.com.br

    ResponderExcluir