[No divã] Manuela (A Casa das Sete Mulheres)

Olá, pessoas. Já é dia de Personagens no Divã mais uma vez, e o post de hoje é bem simples por motivos de: tive que postar do tablet porque estou temporariamente separada do meu netbook rosa. E postar do tablet realmente não é a mais fácil das tarefas, espero que vocês entendam. Nossa personagem de hoje é a Manuela, de A Casa das Sete Mulheres.


Nome: Manuela de Paula Ferreira

Idade: 15~23 anos

Vive em: Rio Grande do Sul, Brasil.

Época em que vive: 1820-1893

Aparência física: cabelos negros, olhos muito verdes e pele branca.

Discorrendo...
Manuela é pouco mais que uma criança quando, aos quinze anos, vai com a mãe e as duas irmãs mais velhas morar na casa da tia enquanto o pai e o irmão lutam na Guerra dos Farrapos. É durante esse período que ela conhece e se apaixona por Giuseppe Garibaldi.

No começo da história, a personagem é bastante etérea e distante. O que a humaniza com o passar da história é o romance com o italiano que, apesar de mal-sucedido, persiste até o fim da trama.

Em quase todos os atos, Manuela demonstra ser racional e observadora, observando e narrando parte da história como um ser superior pairando sobre todas as outras personagens e acontecimentos.

Com o desenrolar dos fatos, assume uma postura mais passional e até mesmo impulsiva, sem perder totalmente a essência original. É perceptível o quanto ela evolui durante a história, não no sentido necessariamente de melhoramento, mas de transformação, tanto pela grande passagem de tempo, quanto também pelos efeitos da guerra nas vidas de todos os personagens do enredo.

É uma personagem bem definida, complexa e construída de uma forma incrível, com grande profundidade, que parece estar sempre em um plano diferente de todas as outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário