[Resenha] A Herdeira do Mar, Ize Chi Kiohaan

Eu já tinha visto algumas resenhas dA Herdeira do Mar por aí, mas por algum tipo nunca me interessei muito. Acho que, apesar de ter muita vontade de conhecer melhor e estimular a literatura brasileira, eu sofro desse grande mal que afeta grande parte de nós, seres humanos: preconceito.

Isso mudou quando acertei tudo para participar da segunda edição do projeto Ler+Brasil. A Herdeira do Mar tinha sido o livro da primeira edição. E um belo dia eu simplesmente olhei para a cara do livro e decidi que estava com vontade de ler. Pensei, então, por que não comprar o e-book e ir aquecendo os motores para a segunda edição?Afinal, eu sempre adorei brincar de sereia na piscina. E assim eu fiz.


A Herdeira do Mar é um livro de fantasia da autora iniciante Ize Chi Kiohaan. Na verdade, esse livro é o primeiro da série de mesmo nome, mas os outros ainda não nasceram.

Conta a história de Cordélia Dolphin, uma adolescente órfã de mãe e criada sozinha pelo pai, sempre se mudando de um lugar a outro, até finalmente se instalar de forma definitiva em uma cidade litorânea na Austrália às vésperas de seu aniversário de dezoito anos.

Daí em diante, coisas estranhas começam a acontecer e Cordélia descobre que é uma sereia. Mas não uma sereia normal: sua mãe era uma princesa, e ela também é. Princesa de um mundo em guerra, que vive sob o julgo do cruel Zózimo, irmão gêmeo de seu avô.

Esse primeiro volume conta a história da preparação da moça para assumir sua posição e do romance (altamente apaixonante e suspirante) que acaba rolando com Morgan, o guerreiro dos mares - seu guardião.

A história em si é fantástica. A autora usa muito bem todas as duas 556 páginas (na versão impressa) para criar uma trama muito amarrada e bem explicada, contando com deuses gregos, lendas e muitas justificativas plausíveis para uma história que (como toda boa história de fantasia) beira o "absurdo" - para os nossos padrões conservadores. Nada no livro fica mal explicado.

A narrativa é em terceira pessoa, com o ponto de vista (point of view, também conhecido como PoV) focando mais na protagonista, mas dando espaço eventualmente para Morgan, o que deixa o leitor vislumbrar de quando em quando que, ao contrário do que poderíamos imaginar de outra forma, os sentimentos dele são tão fortes quanto os dela.

O livro é produção independente da autora, o que aumenta a minha admiração (eu sei que não tá fácil pra ninguém). Explica também grande parte das falhas formais que eu encontrei no livro: é nítido que ele não foi revisado por um profissional.

Discorramos sobre o tema, claro. Encontrei muitos erros de concordância do tipo que o revisor de texto não corrige (muito pelo contrário, ele induz a erro): verbos sem sujeito concordando com o objeto. Verbos impessoais não variam em número (ex: Eu não encontrava Madalena havia cinco anos. - Eu, Madalena e cinco anos não somos sujeitos, o verbo é impessoal), mas no livro encontrei muitas concordâncias do tipo "haviam cinco anos".

Outro que eu encontrei muito e me incomodou bastante foi erro de colocação pronominal (as famosas próclise, ênclise e a rejeitada mesóclise). É um ponto complicado da nossa já complicada língua portuguesa. Na verdade, existem regras para isso (veja mais explicado aqui). Mesmo que nem sempre nós usemos essas regras no nosso dia-a-dia, por ser um livro narrado em terceira pessoa acredito que poderia ter havido um pouco mais de respeito às regras da linguagem formal.

Os personagens são todos bem legais. Nenhum deles é perfeito, o que me daria muito nervoso, e os principais até assumem abertamente os seus defeitos. A Cordélia é visivelmente mimada e muitas vezes egoísta, mas você percebe que ela é uma pessoa boa e gosta dela mesmo assim.

Além disso, o livro não tem cenas desnecessárias para "encher linguiça", ele mantém o foco e é sempre carregado de ação, o que levou à minha privação de sono do dia 2 ao dia 8, que foi só o tempo que eu levei para ler, porque é uma leitura realmente viciante.

O fim é extremamente surpreendente, mas vou obviamente me abster de comentar porque não nasci para ser estraga-prazeres. Fiquei morrendo de curiosidade para ler logo a continuação, mas a autora é uma pessoa ruim (Ize, se você estiver aí: é brincadeira, viu?) e não escreveu mais nada ainda.

Título original: A Herdeira do Mar
Autora: Ize Chi Kiohaan
País: Brasil
Editora: edição independente
Ano: 2013
Páginas: 556 (versão impressa)
Compra na Amazon (ebook kindle). Tá bem baratinho!

3 comentários:

  1. Estou ansiosa para ler Herdeira do Mar. Apesar de considerar um pouco 'clichê', estou com boas expectativas em relação ao livro. E a Ize é uma fofura ♥
    Sobre os erros, isso realmente é uma pena... É falta de atenção de quem revisa, e ai fica parecendo descuido do autor (porque né, o revisor está ai para revisar possíveis falhas).

    Beijos,
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  2. Flor, adorei a resenha! Acho que toda crítica bem fundamentada é SEMPRE bem vinda!

    Sim, sei que passaram alguns erros de concordância. Alguns eu posso afirmar que foram culpa da minha digitação no Ipad (que apesar de facilitar minha vida ao carregá-lo para todos os lados, tinha teclado "touch", que me dava a impressão de ter digitado uma letra, mas ela não ter aparecido realmente na tela), outras posso dizer que foram falta de atenção mesmo.
    Revisei dezenas de vezes os arquivos digitais, mas só com o livro impresso na mão percebi quantos erros realmente passaram. E, eu sei!, o ideal é SEMPRE revisar textos em PAPEL, justamente porque notamos os erros com mais facilidade. Mas perdoe a pobre autora que não teve como imprimir o livro antes de fazer a primeira tiragem rsrs

    Posso dizer que estou consertando esses erros para uma segunda impressão (e futura atualização dos ebooks - se você comprou na Amazon, eles disponibilizam depois), mas é capaz de passar alguns dos quais você comentou (acho que especialmente de colocação pronominal – li os links que indicou, mas não entendo que erros você encontrou no livro à respeito O.o).

    Cobra quanto pra revisar? xD

    Hahaha Falando sério, gostei muito da resenha! Só tenho uma reclamação: você podia ter me avisado dela! >.<
    Soube pela Patricia, organizadora do Book Tour, que você havia resenhado. Queria que você tivesse me avisado diretamente ;P

    ResponderExcluir
  3. Tenho que admitir que sou meio preconceituosa com livros brasileiros, mas sinceramente acho que estou me curando, estou me apaixonado por vários autores brasileiros promissores que vem se destacando. Amei a resenha e pretendo ler o livro logo!
    Estou seguindo o blog, flor, e queria te convidar para conhecer o meu blog, será super bem vinda lá.
    Beijos,
    Scar.
    http://wonderlandmundodoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir