[No divã] Cordélia Dolphin (A Herdeira do Mar)

Hoje é dia de estreia de coluna nova e eu resolvi falar sobre a protagonista do livro A Herdeira do Mar: Cordélia Dolphin. Por quê? Muito simples, primeiro porque eu já resenhei o livro, e não vejo sentido em analisar um personagem pertencente a um livro que eu ainda não resenhei. Segundo porque era o livro que eu estava lendo quando planejei essa coluna, e usei para fazer o esboço que vou apresentar agora, com algumas mudanças.

Nome: Cordélia Dolphin

Idade: 18 anos

Vive em: New South Wales, Austrália.

Época em que vive: atualmente

Aparência física: Ruiva, pele muito branca (mas sem sardas), olhos cinza, magra e de estatura mediana.

Discorrendo...
Até o começo do livro, Cordélia é uma adolescente normal. Órfã de mãe, mora apenas com o pai que  é seu melhor amigo e sempre a mimou. Sempre teve uma facilidade anormal de se adaptar aos novos ambientes sempre que se mudava, e só ao completar dezoito anos ela descobre o porquê.

Ela sofre algumas mudanças durante o curso do livro: a princípio, é apenas uma adolescente mimada que tem tudo o que quer sempre, mas com o desenvolver da trama ela vai aos poucos assumindo a responsabilidade que vem com seu posto de princesa do mar.

Apesar do avanço, ela continua mantendo sua natureza mimada (muito verossímil), o que fica claro quando ela simplesmente joga tudo para o alto ao não conseguir algo que quer. Felizmente, logo volta atrás, mas apenas quando encontra uma forma de concretizar seus desejos.

Tem algumas características comum a personagens mimadas e populares, como usar as pessoas para atingir os próprios objetivos, mas também se mostra mais profunda que isso em diversos momentos. Um exemplo é a forma como ela faz questão de cuidar do pai; outro é o jeito como ela sempre busca ajudar os animais marinhos que se encontram em apuros.

Sinceramente, fiquei feliz ao constatar que a Cordélia não se encaixava totalmente no clichê de mocinha que a gente vê tanto por aí (boazinha e excluída que, por algum mecanismo desconhecido da vida, consegue conquistar o cara incrível). Ela mesma é incrível e então tudo faz sentido - não é perfeita e nem vulnerável, apesar de recair um pouco na velha história do macho protetor (quem não?). De uma forma geral, acredito que ela é bem coerente e se encaixa perfeitamente na história.

8 comentários:

  1. Paloma, nunca li o livro então não conhecia a personagem! Parece interessante, gosto de personagens que amadurecem e evoluem ao longo da história.

    Abraços, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gosto, Isabela. Se não for assim não parece tão real, né?

      Abraços.

      Excluir
  2. Adorei a coluna! Achei muito interessante a ideia, e com certeza vou acompanhar outras futuramente =)

    E gostei muito da sua análise da Cordélia S2

    Gosto quando um leitor (especialmente uma resenhista) entende bem uma personagem minha. A ideia era justamente essa: mostrar que Cordélia É uma garota mimada, mas possui mais por trás disso. Nada de mudanças súbitas, nada de "indefesa"; a insegurança que ela demonstra é apenas em situações específicas das quais ela não conhece tão bem.

    Quero ler muitas outras análises de personagens literários vindos de você =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Fiquei bastante tempo pensando na coluna e no formato, então me deixa realmente muito feliz saber que consegui agradar.

      Também adorei saber que consegui captar aquilo que você tentou passar com a personagem. Não que tenha sido difícil, realmente achei que você fez um bom trabalho!

      Excluir
  3. Paloma adorei a nova coluna. A escolha não podia ter sido melhor. Cordélia é sim um exemplo de garota mimada, porém cresce como personagem ainda sendo fiel a si.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Patrícia. Seu elogio significa muito para mim!

      Excluir
  4. Oi, Paloma. Tudo bem?
    Não conheço o livro, então não poderei opinar sobre esta personagem. Mas achei bem bacana esse destaque da evolução da menina, passando de uma pessoa mimada para uma pessoa mais responsável.

    Gostei do seu blog e já estou seguindo. ;)
    Beijos.
    http://umajovemleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bruna. Obrigada pela visita e por prestigiar o blog. Logo vou retribuir a gentileza com todo o prazer.

      Além da personagem, o livro é bem legal, então se tiver a chance pode ler sem receio.

      Beijos.

      Excluir