[Dica da blogueira] Onde/como eu compro meus livros

Antes de começar nossa primeira edição da coluna "Dica da Blogueira", aproveito para anunciar que em comemoração aos recém completos 100 seguidores do blog, em breve teremos uma resenha premiada do livro que está dando o que falar: Bruxos e Bruxas. Não percam a oportunidade e fiquem de olho em nossa página do Facebook e em nosso Twitter para ser avisados em primeira mão quando nosso presente para vocês estiver disponível por aqui!


Indo ao que interessa, eu sei que desde que eu instituí (ui, que ditadora!) o nosso projeto “Toma vergonha na cara, Paloma”, falar de compras virou (ou deveria ter virado) um tabu. Ainda assim, são estou em um nível de cura suficiente para recusar aos meus amigos algumas dicas sobre como comprar livros baseadas em minhas experiências pessoas.

Vocês não têm ideia de como a minha vida mudou depois que eu conheci uma ferramenta mágica chamada Buscapé. Não estou exagerando e juro que eles não estão me pagando nem um centavo pela propaganda, mas eu devo isso a meus colegas leitores.

Para quem não conhece, o Buscapé compara os preços dos livros (de quaisquer produtos, na verdade, pode testar) e te diz onde você pode comprar mais barato. Em alguns casos – livros de faculdade, por exemplo – as diferenças chegam a ser brutais. Sempre costumam ser, no mínimo, relevantes.

Eu sou um tanto chata para compras na internet – só compro em sites confiáveis. E por confiáveis, leia-se de lojas grandes e famosas (mesmo que eu saiba que isso não garante nada). Portanto algumas vezes escolho pagar mais em benefício da minha tranqüilidade. Nunca compro em sites cuja reputação eu não conheço.

E agora é a hora de revelar para vocês um segredo que, a princípio, me chocou: muito raramente as grandes livrarias trazem os livros mais baratos. Pois é. Os sites delas ainda costumas ter preços melhores do que as livrarias físicas, mas os preços bons mesmo estão em lojas de eletrodomésticos ou supermercados. Pasmem. Minhas indicações são o site da Ricardo Eletro e do Extra, apesar de também já ter comprado satisfatoriamente no do Ponto Frio.

Apesar dessas dicas e mesmo que você resolva comprar nos sites de livrarias, é sempre bom acessar esses sites por meio do Buscapé, porque não é raro que esse lindo nos dê uns descontinhos à parte, para a nossa alegria.

Agora, há quem diga que comprar em livraria física é mais divertido. E eu concordo. Não há nada como manusear o exemplar, olhar, cheirar e decidir levá-lo para casa, mas é bom ter consciência que tudo isso é cobrado quando você passar no caixa.

Eu acabei desenvolvendo o hábito de frequentar livrarias para ter essa diversão “pré-compra” e então, quando estou decida pelo que eu quero, tiro uma foto no celular para comprar na internet depois. Isso ajuda inclusive no autocontrole – quando você chega em casa o sangue já esfriou e é mais fácil se dar conta de que você pode comprar esse livro outra hora.

Mas nem pensem que eu não compro mais ou que planejo parar de comprar livros em livrarias físicas. Não é isso. É só uma alternativa altamente válida. Afinal de contas, uma coisa não exclui a outra.

Agora sou eu quem quer saber: já conheciam o Buscapé? Como vocês costumam comprar seus livros?

4 comentários:

  1. ai que sufoco aeuaue! Os livros que eu comprei, em maioria foram de promoção da submarino, 5 por 50! Os que paguei mais caro, foram aqueles que namorei por certo tempo na estante, coloquei na minha lista de desejados no skoob... Depois da terceira compra em promoção, percebi que nao estava dando conta e parei! Haha!

    Também uso buscapé, primeiro para ver a margem de preço, e depois para ver em quais lojas está vendendo... Se o livro está o mesmo preço online e na loja fisica, corro pra livraria! Haha!

    Adorei as dicas!
    http://falaurupes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se tá o mesmo preço, realmente não compensa, Lígia! Primeiro por causa do frete, e segundo porque comprar e levar na mesma hora é muito melhor, né? Além do que, na livrar a gente pode namorar outros!

      Excluir
  2. Eu tenho mania de ir a uma livraria, futuco tuuuudo, mas comprar mesmo é só pela internet. kkkk

    http://triplobooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa tática é ótima, não é? E não tem nada igual a pagar mais barato e pensar que a diferença pode ser gasta em outro livro (ou parte dele)!

      Excluir