[Resenha] Percy Jackson : O Ladrão de Raios



- Ficha técnica
Título original: The Lightning Thief
País de origem: EUA
Autor(a): Rick Rior
dan
Editora: Intrínseca
Ano: 2005
Número de páginas: 384
Sinopse:
A série começa com um garoto de 12 anos, Perseu “Percy” Jackson, que descobre ser filho de Poseidon, o deus do mar. Com o tempo, aprende que os deuses do Olimpo ainda existem, assim como outras figuras mitológicas gregas, como os Titãs e os monstros mitológicos. Tudo corre bem até Percy ser acusado de roubar o símbolo de poder de Zeus. Então tenta se provar inocente com a ajuda de seu amigo Grover Underwood (um sátiro) e de Annabeth Chase (filha de Atena) para confrontar Hades, um dos acusados de ter roubado o raio-mestre.
Comecei a ler Percy Jackson por indicação de uma amiga. Como estava órfã de Harry Potter - ainda estou, e acho que sempre estarei na verdade – me agarrei em outro livro do gênero. Minha amiga alegava que a série Percy Jackson era tão boa quanto Harry Potter, o final até melhor do que o da minha série favorita. Acho que se percebe que estava meio cética ao começar a ler, mas como estava errada.
A leitura do livro flui facilmente, como em Jogos Vorazes. Eu literalmente deixei o computador e todo o resto de lado para entrar no mundo que Rick Riordan criou. O modo como ele mistura nosso mundo moderno com as mitologias gregas seculares é interessante e convincente. Além da própria caracterização dos Deuses e outros diversos personagens mitológicos.
O enredo deste livro – de todos da série na verdade, mas vamos nos referir somente a esse – sempre te deixa querendo saber mais. Quando uma das questões é respondida ainda existem outras cinco que você ainda quer saber como se desenrolam. Quando não surgem ainda outras. No final é quase tudo respondido.
Quase porque essa série possui cinco livros, cada um melhor que o outro. No meu momento ‘’me isolar do mundo para ler’’ levei menos de um dia pra ler cada com, não contando os momentos que eu tinha que parar pra fazer coisas tipo comer e dormir. Eu simplesmente precisava saber como acabava já que a historia toda se desenrola envolta de uma profecia sobre o filho de um dos três grandes Deuses ( Zeus, Poseidon e Hades).
A maioria deve conhecer o filme baseado no livro. Eu até tinha gostado do filme, mas eu o vi antes de ler o livro. Agora eu sei que o filme possui grandes erros e buracos no enredo. Começando já pela idade dos personagens que começam no livro com 12 e no filme já tem 16. Parece um detalhe mínimo mas a idade é um ponto essencial da profecia, a qual NE mencionada é no filme. Há ainda outras divergências, mas estas incluem spoiler do outros livros então vou conter minha vontade de contar.
É melhor do que Harry Potter? Na minha opnião não, mas Harry Potter é minha infância e adolescência. Dificilmente algo será melhor para mim. Mas são comparações diferentes e a série de Percy Jackson e os Olimpianos é muito boa mesmo. Estou tentando me conter e esperar o segundo livro da continuação (Os Herois do Olimpo) sair para comprar os dois juntos. E ainda tem As Crônicas dos Kane que focam nos mitos egípcios. Resumindo, Rick Riordan entrou pra minha lista de autores.

2 comentários:

  1. amei a resenha o blog!! tudo,estou te divulgando no meu blog!!
    http://escreverdayse.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Detesto comparações... Sou completamente apaixonada por Harry Potter e Percy Jackson e os Olimpianos, e as duas séries são maravilhosas de jeitos diferentes. *-*
    O Ladrão de Raios foi um dos meus livros favoritos da série. Além de a história ser fascinantes e muito bem construída, a surpresa do fim foi incrível. *-*
    Beeeijos

    Marina Oliveira
    http://distribuindosonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir