[Resenha] Em chamas, de Suzanne Collins

Segundo livro da série Jogos Vorazes. Confira a resenha do primeiro aqui.

Atenção: essa resenha contém spoilers do primeiro livro.



- Ficha técnica
Título original: Catching fire
País de origem: EUA
Autor(a): Suzanne Collins
Editora: Rocco
Ano: 2011
Número de páginas: 413


Sinopse
Depois da improvável e inusitada vitória de Katniss Everdeen e Peeta Mellark nos últimos Jogos Vorazes, algo parece ter mudado para sempre em Panem. Aqui e ali, distúrbios e agitações dão sinais de que uma revolta é iminente. Katniss e Peeta, representantes do paupérrimo Distrito 12, não apenas venceram os Jogos, mas ridicularizaram o governo e conseguiram fazer todos - incluindo o próprio Peeta - acreditarem que são um casal apaixonado.
A confusão na cabeça de Katniss não é menor do que a das ruas. Em meio ao turbilhão, ela pensa cada vez mais em seu melhor amigo, o jovem caçador Gale, mas é obrigada a fingir que o romance com Peeta é real. Já o governo parece especialmente preocupado com a influência que os dois adolescentes vitoriosos - transformados em verdadeiros ídolos nacionais - podem ter na população. Por isso, existem planos especiais para mantê-los sob controle, mesmo que isso signifique forçá-los a lutar novamente.



Esse livro teve sucesso em continuar em grande estilo o que o primeiro livro da série começou. Quando eu pensei "o que ainda poderia acontecer nessa história?", algumas hipóteses e teorias loucas me vieram à cabeça, mas nenhuma chegou nem perto do que realmente aconteceu. Mas vamos começar pelo começo.

Me partiu o coração ver o Peeta tão chateado quanto ele estava no fim do primeiro livro, mas ele se tornou ainda mais lindo quando voltou atrás na raiva. Só que dessa vez o Gale também está em cena, e nem a chance de escolher Katniss tem. Agora não só a sua vida, como a de todos que ela ama depende de que ela seja convincente no amor pelo Peeta.

Nesse livro, nós vemos de novo todos os personagens mais queridos e ainda temos a chance de conhecer outros dos quais só vamos saber o verdadeiro valor mais tarde. Ainda assim é angustiante ver nossos queridinhos serem jogados de volta no lugar dos seus maiores pesadelos.

Sim, eles estão de volta ao jogo. E dessa vez a nossa heroína está determinada a proteger o companheiro,. Só que  ele não quer ser protegido. Desde o começo dá para ver que tem algo de errado com as pessoas lá dentro, mas o que realmente é (e que eu não vou entregar aqui), nós só descobrimos nas últimas páginas.

Na minha humilde opinião, esse livro não deixou nada a dever ao primeiro em termos de ação, e até o superou no quesito romance. Acho que esses dois estão em pé de igualdade no meu conceito, e isso não é um feito pequeno atingido pela autora. Mas em uma coisa Em chamas ganha: ele consegue ser ainda mais angustiante! Se assistir todas aquelas atrocidades uma vez já é horrível, imagine duas, ainda mais com um Peeta sem perna!

Achei a arena desse livro simplesmente b-r-i-l-h-a-n-t-e. De um jeito sádico, sim, mas absurdamente bem pensada. Ponto para a Collins. Ela também tem muito sucesso em espalhar pistas de ante-mão que só vamos perceber quando já é tarde demais. Apesar disso tudo, acho que ele dá uma esperança maior na humanidade do que o primeiro.

Os personagens mantêm a essência, mas mudam um pouco também. Como não podia deixar de ser, eles amadurecem, estão mais confiantes e, ao mesmo tempo, desconfiados.

O final consegue ser ainda mais frustrante (um milhão de vezes mais frustrante) do que o primeiro. Passei dois meses de agonia constante até que o Mockingjay (A Esperança, o terceiro livro da série), que eu comprei no site da Amazon.com, finalmente chegasse para acabar com o meu tormento. Me afundei em profundas conjecturas sobre o que aconteceria com nossos queridos depois daquilo (talvez eu esteja tentando torturar vocês com a curiosidade). Mas isso já é história para o próximo capítulo...


Um comentário:

  1. catching fire <3
    Eu nem imaginav ao que poderia ter nesse. Quando eu li HG eu nem imaginava que ia ter continuação, pensei que ia acabar ali, quando eu fiquei sabendo que ia lançar mais um fiquei: wtf?!
    Mas a história continuou muito bem. Ela conseguiu manter uma espécie de padrão-repetição da mesma coisa nos três livros muito interessante, mas sem deixar de trazer algo novo.
    Tá, eu sou suspeita pra falar de HG, mas... HUAHA

    ResponderExcluir