[Resenha] Antes que eu vá, de Lauren Oliver




- Ficha técnica
Título original: Before I fall
País de origem: EUA
Autor(a): Lauren Oliver
Editora: Intrínseca
Ano: 2011
Número de páginas: 368


Sinopse:
Samantha Kingston tem tudo: o namorado mais cobiçado do universo, três amigas fantásticas e todos os privilégios no Thomas Jefferson, o colégio que frequenta — da melhor mesa do refeitório à vaga mais bem-posicionada do estacionamento. Aquela sexta-feira, 12 de fevereiro, deveria ser apenas mais um dia de sua vida mágica e perfeita. Em vez disso, acaba sendo o último. Mas ela ganha uma segunda chance. Sete “segundas chances”, na verdade. E, ao reviver aquele dia vezes seguidas, Samantha desvenda o mistério que envolve sua morte — descobrindo, enfim, o verdadeiro valor de tudo o que está prestes a perder.


Ai, como eu morria de vontade de ler esse livro! E vocês só podem imaginar o tamanho da minha felicidade quando recebi pelo correio um dos meus presentes de Amigo Oculto e lá estava ele, embrulhado em um papel florindo lindo. Infelizmente, nem tudo foram gratas surpresas.

Ao abrir o livro para explorar, reparei pela primeira vez que a diagramação dele não é das minhas favoritas. Ele é bem editado e bem feitinho. Mas eu não gosto de livros com letra pequena, espaçamento pequeno e margens pequenas. Acaba ficando incômodo de ler, além de demorar uma eternidade para virar as páginas, o que me enerva profundamente. Mas, enfim, como não havia nada que eu pudesse fazer sobre isso, mantive em mente o quanto eu queria ler aquela história e pus minhas mãos à massa.

Abri no prólogo (não antes de ler a capa e as orelhas - mania minha) e lá fui eu. Quase entrei em desespero e tive que dizer a mim mesma "Você não pode ter se enganado tanto assim. Persista, criatura!". E persisti. No começo sem nenhum entusiasmo, me forçando a ler página após página, para ver se engrenava. Até que, finalmente, engrenou! Não sei em que ponto do livro isso aconteceu, só sei que uma hora eu me peguei virando as páginas sem nem pensar sobre isso.

"TALVEZ você possa se dar ao luxo de esperar. Talvez para você haja um amanhã. Um, dois, três ou dez milhões de amanhãs... Tanto tempo, que você possa nadar nele, deixar rolar e enrolar-se nele, deixá-lo cair como moedas por entre os dedos. Tanto tempo, que você possa desperdiçá-lo. Mas, para alguns de nós, há apenas o hoje. E a verdade, afinal, é que você nunca sabe quando chegará sua vez."

Qual foi o grande problema dele, a princípio? Tudo, o contexto, os acontecimentos e todos os personagens, da principal até o mais sem importância. Acontece que eu não gosto do estilo de gente que a Sam e as amigas dela são (tipo "Meninas Malvadas"). Uma embalagem linda de plástico sem nada dentro. E, digamos assim, esse livro expôs por completo minha face preconceituosa. Cheguei a "quase" pensar bem feito! quando ela morre pela primeira vez (cruel, eu sei, e me arrependi), e já aí ela me desarma totalmente.

"Mas antes que comece a me acusar, permita-me fazer uma pergunta: o que fiz foi realmente tão ruim? Tão ruim que eu merecia morrer por isso? Tão ruim que eu merecia morrer assim? O que eu fiz foi realmente tão pior do que o que todo mundo faz? E realmente muito pior do que o que você faz?"

Essa é uma das passagens para as quais eu torci o nariz a princípio, e só fui realmente entender o significado no fim do livro. Porque, para mim, era óbvio que eu não tinha nada a ver com ela. Tudo o que eu via ali era uma autora tentando dar uma lição de moral. E o que mudou? Eu mudei.

Ao longo do livro nós vamos vendo repetidas exatamente as mesmas situações, apenas levemente modificadas para que a gente possa observar mais profundamente cada um dos "personagens secundários". A cada "novo dia" a gente aprende a gostar mais deles, de todos eles. E não podia nem usar a desculpa de que eles mudaram. Eles nunca mudaram, eles estavam presos naquele mesmo dia. Os únicos que mudamos fomos nós, através dos olhos da Sam.

Eu me atrevo a dizer (sem nenhum embasamento, já vou avisando), que esse era o objetivo da autora o tempo todo. Ela começou mostrando tudo de uma maneira superficial, para nos induzir a pensar exatamente como pensaríamos normalmente, se fosse uma notícia de jornal, por exemplo, e depois poder destruir tijolo por tijolo toda a estrutura desse pensamento e mostrar o quão sem base e puramente superficial ele é. Ela praticamente joga na nossa cara que a gente teve coragem de achar que uma menina de dezessete anos mereceu sofrer e morrer, sem nem mesmo saber sobre o que estamos falando.

Esse não é um livro para ser lido superficialmente ou apenas por ler. Talvez até seja possível ler desse jeito (o que eu não garanto), mas isso seria uma burrice sem tamanho. Só para sintetizar: esse foi meu livro favorito de 2011. Quem sabe mais.


"Uma tristeza temporária pelo que perdi me domina. Em algum lugar no giro interminável da eternidade aquela minúscula fração de segundos em que nossos lábios se encontram se perdeu para sempre."
Com honras!

5 comentários:

  1. Oie..
    Nunca li nenhum livro da Lauren Oliver e sabe? Não me chamam atenção. Noutro dia vi uma resenha bem ruim de um livro dela (ok, não lembro o nome), Lauren é um tipo de autora que você tem que ler calmamente para gostar.

    Ps: Paloma você disse que não gostou muito do Nicholas Sparks não é? Sabe, não sou uma grande fã dele não.
    Leia O Milagre, ele é um pouco diferente dos demais livros dele. Tem uma história de um cemitério bem interessante, me prendeu bastante.
    Tem resenha dele no blog, se quiser olhar:

    ResponderExcluir
  2. esqueci de deixar a resenha, sorry
    http://llucyinthesky.com/2011/08/25/o-milagre-nicholas-sparks/

    ResponderExcluir
  3. Ah essse livro parece lindo,eu ainda não li, mas ele está na minha wishlist..tomara que esse ano eu consiga ler. Visitando, seguindo e curtindo. Curta a fanpage do blog também.

    http://leiturasdepaty.blogspot.com/

    Te aguardo lá no blog,bjos.

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Faz tempo que eu quero ler este livro, ele parece ser emocionante!!

    Bjinhs
    http://diariodeincentivoaleitura.blogsapot.com

    ResponderExcluir
  5. Ai como EU MORRO DE VONTADE de ler este livro kkk
    sério, é o que MAIS QUERO ler do momento!
    Mas nunca vejo ele em promo e como tenho absurdo de livros pra ler, estou tentando me segurar e nao compra-lo.

    Sendo sincera, eu nao li a resenha toda não.. ja tantas, capaz de eu descobrir o final daqui a pouco kkk


    Beeeijocas!
    Rapha
    http://rapha-doceencanto.blogspot.com/

    ResponderExcluir