[Resenha] Não conte a ninguém, de Harlan Coben (+ um pequeno informe)


- Ficha técnica
Título original: Tell no one
País de origem: EUA
Autor(a): Harlan Coben
Editora: Sextane (atualmente pela Arqueiro)
Ano: 2009
Número de páginas: 250
Skoob



Sinopse
Há oito anos, enquanto comemoravam o aniversário de seu primeiro beijo, o Dr. David Beck e sua esposa, Elizabeth, sofreram um terrível ataque. Ele foi golpeado e caiu no lago, inconsciente. Ela foi raptada e brutalmente assassinada por um serial killer. O caso volta à tona quando a polícia encontra dois corpos enterrados perto do local do crime, junto com o taco de beisebol usado para nocautear David. Ao mesmo tempo, o médico recebe um misterioso e-mail, que, aparentemente, só pode ter sido enviado por sua esposa. Esses novos fatos fazem ressurgir inúmeras perguntas sem respostas: Como David conseguiu sair do lago? Elizabeth está viva? E, se estiver, de quem era o corpo enterrado oito anos antes? Por que ela demorou tanto para entrar em contato com o marido? Na mira do FBI como principal suspeito da morte da esposa e caçado por um perigosíssimo assassino de aluguel, David Beck contará apenas com o apoio de sua melhor amiga, a modelo Shauna, da célebre advogada Hester Crimstein e de um traficante de drogas para descobrir toda a verdade e provar sua inocência. Não Conte a Ninguém foi o livro mais aclamado de 2001, indicado para diversos prêmios, entre eles Edgar, Anthony, Macavity, Nero e Barry. Em 2006 foi adaptado para o cinema numa produção francesa vencedora de quatro Cesars (o Oscar francês), inclusive de melhor ator e diretor.

Não sei de onde surgiu essa vontade, só sei que tem bastante tempo que eu queria lê-lo. Convenhamos que o título é bem interessante, e a capa traz um bom ar de mistério. Foi por isso tudo que, quando vi a lista dele viajando lá pelo skoob, resolvi entrar.

Não vou dizer que foi decepcionante, porque não foi. É um bom livro. Mas é bem superficial. Geralmente o que diferencia um livro de um filme é a profundidade com que a história se desenvolve, mas tenho que dizer que esse livro só não é um filme porque é formado de letrinhas. Completo dizendo que não levei mais de algumas horas para ler tudo.

É aqui que eu paro para fazer um elogio ao autor. Ele soube determinar a conta certa. Se tivesse tentado aumentar uma página que fosse o tamanho do livro, teria caído na armadilha de transformar um livro bom em um livro chato. Bom senso é difícil de achar: se você tem uma história boa, mas simples, e tenta estender demais, bum, caiu na armadilha; se tem uma história boa, mas complexa, e tenta ser conciso demais, bum, também caiu. Ele fez um trabalho exatamente adequado à história que ele tinha, não tentou enrolar demais, e o resultado foi o sucesso.

É um livro leve e que tem uma fluência boa. Tem doses boas de ação e suspense (apesar de eu ter achado a maior parte bem óbvia, só o final realmente me surpreendeu. E não vi nada que me fizesse apaixonar especialmente pelos personagens. Tirando pela Shauna, modelo, companheira da irmã de Beck, o protagonista, e melhor amiga dele. Gostei muito da Shauna.

Enfim, espero que não tenha sido dura demais com o livro e, apesar de tudo o que eu apontei, tenha dado para reparar que eu gostei dele, no fim das contas. Assim que tiver tempo, vou tentar ler mais coisas do autor para tentar tirar uma conclusão melhor.

Também vou procurar o filme (que, estranhamente, é francês) por aí. Quem sabe ele não apareça por aqui em um duelo em breve?

_________________________________________________________________

Informe

É óbvio que eu estou completamente enrolada com a faculdade e não tenho conseguido seguir a agenda que eu mesma estabeleci para as postagens. Por isso e porque eu não quero largar isso aqui às moscas, estou bolando uma nova agenda para nós. Eu sei que a maioria vai pensar "e porque essa você vai seguir?". Respondo que é porque dessa vez estou prestando um pouco mais de atenção a detalhes práticos, e essa vai ser mais condizendo com as minhas tarefas.

Então é isso. O informe é apenas: em breve veremos mudanças oficiais na nossa programação semanal. Esperem e verão!

8 comentários:

  1. Eu ando muito curiosa para ler este livro, tenho visto inúmeras resenhas!! bjinhs
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Gostei da resenha, mas ainda não sei se leria... Os livros do Harlan não costumam me interessar, mesmo sabendo que são sempre bem aclamados :x

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  3. Nossa, que historia eim
    Fiquei muito curiosa para ler e desvendar esse misterio
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. NOssa que interessante tem outro livro do autor que não me lembro agora que parece ser bom tbm.

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Estou com esse livro na estante já a um bom tempo, mas li somente algumas páginas. Gostei bastante, quero ler em breve... O problema é a fila gigante uashsausah.
    Beeeijos

    Marina Oliveira
    http://distribuindosonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Não sabia que tinha filme desse livro o.O
    Eu tenho vontade de ler todos os livros do Harlan Coben, mas esse sempre foi o último da lista. É uma pena ser superficial e não ter tantos mistérios.
    De qualquer forma, ainda quero ler.
    Bjo

    ResponderExcluir
  7. Ah, adorei a resenha :D
    Confesso que ainda não li nada do Harlan Coben, até o momento nenhum livro dele chamou minha atenção, mas pretendo ler Não conte a ninguém quando minha fila de leitura diminuir, afinal, gosto bastante de livros leves.

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
  8. Você já leu outros livros de Harlan Coben?
    Confie em Mim e Desaparecido para sempre são ótimos - mas pelo seu gosto de leitura, acho que não vai gostar.
    Não conte a ninguém, não li ainda, mas suponho que não seja decepcionante. O autor é super culto e consegue desenvolver histórias mirabolantes muito bem.

    ResponderExcluir