Admirável Mundo Novo x 1984


Enquanto lia Admirável mundo novo, fui fazendo uns paralelos na minha cabeça entre ele e um outro do mesmo gênero (que por sinal, foi a primeira resenha do blog): 1984.

Como prometi na resenha de AMN, então, resolvi transferir para cá algumas das minhas reflexões. Desse modo, separei alguns tópicos que tem umas distinções bem marcantes. Apesar de os dois apresentarem "previsões" do mundo daqui a algum tempo (no caso de 1984, de algum tempo atrás), eles apresentam visões muito diferentes, em alguns pontos até mesmo opostas. Vamos lá, então!

Tempo

Essa primeira distinção é a mais óbvia de todas e, de certa forma, pode servir como uma espécie de explicação a abordagens tão diferentes sobre o futuro.

AMN - No prólogo, Aldous Huxley diz que imaginou aquele mundo como algo que ocorreria por volta de uns 600 anos depois de quando ele escreveu. Como o livro foi escrito em 1932, podemos deduzir que a trama se passa em um tempo por volta de 2532.

1984 - Chega a ser ridículo e desnecessário dizer aqui que se passa em 1984, ou seja, em um "futuro" muito mais próximo.

Tipo de controle social

Esse tópico diz respeito ao método que os autores de cada livro imaginaram para manter as populações sob controle absoluto, diminuindo ou até eliminando a possibilidade de surgir alguma mente pensante.

AMN - O controle é todo feito através de condicionamento hipnopédico (ou seja, eles plantam no cérebro das crianças todos os conceitos morais e os comportamentos esperados delas através de repetições de sons durante o sono). Também usam soma, uma droga amplamente estimulada, que cura os sentimentos ruins e de um certo modo dificulta a insatisfação.

1984 - Todo o controle é feito através de vigilância constante, literalmente 24h por dia, até mesmo dentro da própria casa. A população é reprimida de uma forma mais ostensiva e aberta.

Sobre amor e sexo

Amor sempre é um tema polêmico, certo? É um sentimento perigoso, que de modo algum pode ser ignorado em um mundo em que se tenha mesmo a pretensão de algum tipo de controle sobre a população.

AMN - Não existe o amor. Simples assim. Desde sempre as pessoas são condicionadas a acreditar que "Cada um pertence a todos". Há liberdade sexual, mas não há quaisquer vínculos emocionais entre as pessoas.

1984 - Em relação aos funcionários do governo, o amor é altamente desencorajado. A lealdade é ao partido. E o ideal é a abstenção sexual.

Reprodução

AMN - A reprodução é feita em laboratório. A reprodução vivípara é vista como algo primitivo e animal. As classes inferiores são "produzidas em série", e todos já são "moldados" de acordo com sua destinação social.

1984 - Não lembro de grandes explicações sobre isso, mas a reprodução continua sendo vivípara.

Classes inferiores

AMN - São produzidas em série (até 86 gêmeos idênticos) e "moldados" para terem limitações físicas e intelectuais. Apesar disso, são tratados basicamente do mesmo modo que as classes superiores, com o condicionamento e as doses de soma.

1984 - Vivem basicamente uma vida normal, com menos controle e uma maior "autonomia", por assim dizer, por não estarem diretamente ligadas ao partido e ao funcionamento do Estado.

Geografia & Política

AMN - Não há Estado. O mundo é um só e só está dividido em zonas de administração sob a jurisdição de alguns Administradores Mundiais. Sempre há paz e todos são perfeitamente felizes.

1984 - Existem três grandes Estados que estão sempre em guerra entre si. Quando muda o adversário na guerra, todos os jornais e fontes de informação são mudados (até mesmo os antigos) para que pareça que sempre estiveram em guerra com aquele país. A felicidade não tem a menor importância, só a obediência e a economia nacional.

Final

Ninguém precisa se preocupar, que eu não vou sair por aí loucamente dando spoilers. Só vou dizer, que apesar de todas as diferenças, o final é basicamente o mesmo nos dois.

Personagens

Os mocinhos nos dois livros são bem parecidos. Eles discordam do sistema e não se encaixam nele. A diferença é que em AMN, essa discordância é ostensiva, enquanto em 1984, é encoberta.

As mocinhas, por outro lado, são completamente opostas. Enquanto em AMN, ela nunca se desvia de seu comportamento e do modo como foi condicionada, em 1984, ela também é discordante.


Eu pessoalmente, gosto mais do concepção do Aldous Huxley. É todo um sistema bastante engenhoso, e que, na minha opinião, tem uma chance muito maior de dar certo. Além disso, antes um sistema repressivo que não use de violência física e se preocupe com a felicidade, do que um em que, além de controladas, as pessoas estejam fadadas à infelicidade.

Enfim, é isso. Essas foram as principais discrepâncias que eu encontrei. Claro que isso não significa que um seja melhor que o outro ou nada do tipo, são apenas conceitos diferentes. Caso alguém saiba de algo que eu tenha esquecido ou deixado passar, é muito bem vindo para participar da discussão pelos comentários!

5 comentários:

  1. Eu acho bastante interessante essa visão de futuro que criam
    Os filmes antigos imaginavam que em 2010 estaríamos dirigindo carros voadores
    Enquanto estamos tentando combater o aquecimento global...
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que interessante!

    Ainda nao li nenhum dos dois, mas já está na lista de leitura ^^


    Beijos
    Rapha ~Doce Encanto

    ResponderExcluir
  3. Interessante, eu nunca havia ouvido falar de nem um dos dois! Gostei das comparações. :D

    ResponderExcluir
  4. Não li mas espero ler um dia esses dois clássicos. Ainda assim assisti os dois filmes baseados nos livros.
    Concordo com tudo que vc falou, foi uma ótima comparação.

    O mais chocante de tudo que vi em AMN foi a forma como o condicionamento em relação a morte é feito. As crianças andando no meio dos corpos dos velhos, rindo, brincando.

    Fiz uma resenha do filme aqui: http://parecetamarindo.blogspot.com/2010/08/brave-new-world-admiravel-mundo-novo.html

    ResponderExcluir
  5. Já Li os dois livros e tive a oportunidade de ver o filme 1984. O livro é melhor.
    Não sabia que tinha filme baseado no AMN, qual o nome Cássio??? Quero assistir.
    Gostei das comparações. Sempre ouvi dizer que os livros são muito iguais, mas na verdade a única questão em comum é o controle, porque a forma de controle como você expôs muito bem, é muito diferente bem como a forma de encarar as coisas.
    Eu também prefiro o AMN, mas não porque o controle permite que as pessoas sejam felizes, ao passo que o 1984 é uma ditadura cruel, mas sim por que o AMN está muito mais perto da nossa realidade de hoje, as pessoas são controladas e não percebem, acham que são livres.
    Muito bom mesmo.
    Abraços.
    Amanda

    ResponderExcluir