[Resenha] Um amor para recordar, de Nicholas Sparks

"Meu nome é Landon Carter, e tenho 17 anos.Esta é minha história – e prometo contar tudo.No início você vai sorrir, e depois vai chorar – não diga que não avisei."

- Ficha técnica
Título original: A walk to remember
País de origem: EUA
Autor(a): Nicholas Sparks
Editora: Novo Conceito
Ano: 1999
Número de páginas: 184

Eu não esperava ler esse livro tão cedo. Não que eu não quisesse. Eu queria muito. Mas prometi a mim mesma que não ia comprar nenhum antes de terminar toda a pilha que eu tenho aqui em casa. Foi quando, no sábado, minha mãe me disse que tinha comprado e eu fiquei feliz da vida e corri para ler. Li todo no mesmo dia.

Eu amei o livro, de todo o coração. E agradeço grande parte disso à Rê, do Guria que Lê. Na resenha dela, deu uma dica valiosa: antes de começar a ler o livro, esqueça completamente o filme. Agora que já li, assino em baixo o comentário dela. Quem quiser aproveitar o livro como se deve, encare como uma história completamente diferente. Justamente porque é uma história completamente diferente.

No começo tive que lutar um pouco para não imaginar os atores do filme. Mas os personagens do livro são tão vivos e tão singulares que depois de um tempo eles mesmo ganham vida própria.

O livro se passa em 1958, em uma cidade pequena da Carolina do Norte, chamada Beaufort. Landon é um garoto de 17 anos, praticamente uma criança. O que ele nem imagina é o quanto ele vai crescer em um curto período de tempo.

Por causa da pressão do pai, ele acaba se candidatando e sendo eleito como presidente do grêmio estudantil. Nesse cargo, ele seria obrigado a ir ao Baile dos Ex-alunos. Depois de convidar meio mundo e não conseguir ninguém para lhe acompanhar, ele acaba convidando Jamie.

Jamie é a filha do pastor de uma das centenas de igrejas da cidadezinha de Beaufort. Landon e ela estudam na mesma sala desde o jardim de infância, mas estão longe de ser amigos. Jamie não tem amigos. Com o cabelo sempre preso em um coque, suas saias xadrez e o velho blusão marrom, sem contar a Bíblia sempre embaixo do braço, ninguém nunca se aproxima de Jamie. Apesar disso, ela é uma menina alegre como poucas que a gente conhece na vida, ajuda os órfãos, cuida dos animais feridos, passa o almoço lendo a Bíblia e põe "os planos de Deus" no meio de qualquer conversa.

Nesse ano, Landon também se inscreve na aula de Artes Dramáticas. Não que tivesse interesse na matéria, mas acreditou que daria menos trabalho do que a opção, "Química II". Jamie também está lá. Tudo o que ele queria era uma aula tranquila e que não desse trabalho, e ao invés disso ele se vê envolvido na produção da peça de Natal escrita pelo pai de Jamie.

No livro, ao invés do cara legal e popular que vemos no filme, Landon é um fracassado. Na minha opinião, do pior tipo, que é aquele que fica na sombra do melhor amigo, esse sim o garoto popular. Ele é considerado um grande bad boy por ficar no cemitério com os amigos de madrugada comendo amendoim, e não é bom em absolutamente nada.

Aos poucos, os dois vão se conhecendo melhor, nas conversas que têm todos os dias enquanto Landon acompanha Jamie até sua casa. Até que o inevitável acontece, e eles se apaixonam.

Para mim, a melhor parte de todo o livro é observar como, apesar de toda a irresponsabilidade e imaturidade do garoto, ele sempre procura fazer a coisa certa. E como ele está visivelmente mais maduro no fim de tudo. Se não tivesse acompanhado todo o processo, seria difícil até acreditar que era o mesmo personagem.

E sim, é muito emocionante. Até mesmo mais que o filme. Chorei feito uma louca durante todo o final do livro, que é muito mais triste que a versão filmada também. [spoiler]A gente acompanha enquanto a Jamie definha. E o sofrimento do Landon é de cortar o coração.[/spoiler]

É definitivamente uma das histórias mais lindas que já li. Foi meu primeiro Nicholas Sparks, mas garanto que não será o último.

"Eu respiro fundo, absorvendo o ar fresco da primavera. Embora Beaufort e eu tenhamos mudado, o ar ainda é o mesmo. Ainda é o ar da minha infância, o ar dos meu 17 anos, e, quando finalmente exalo, estou novamente com 57 anos. Mas está tudo bem. Dou um leve sorriso, olhando para o céu, sabendo que ainda há uma coisa que eu não contei a você. Agora eu acredito, apesar de tudo, que milagres podem acontecer."


4 comentários:

  1. Ahh, eu já li. *-*
    Realmente pra começar a ler tem que esquecer completamente o filme. Só não li todo no mesmo dia porque precisei sair e tal'z. Mas a leitura é muito boa, fácil e quando a gente nem espera, acabou! :(
    Chorei lendo também, e espero poder relê-lo em breve. ^^

    ResponderExcluir
  2. Estou louca para lê-lo. O primeiro do Nicholas que li foi Querido John, incrível.
    E quanto a sua participação la na promoção, é só torcer :)

    ResponderExcluir
  3. Ah, eu li esses dias também. Foi o último que li do Nicholas Sparks e garanto pra vc, que se vc gostou, ainda vai se emocionar muito com os outros. Te indico: "O diário de uma paixão" (que é o mais perfeito de todos eles) e "Querido John" que é triste, mas lindo tbm. Esses são os dois mais lindos. mas eu li "A última música" e "Noites de tormentas" tbm...só o milagre que abandonei....rs

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Ai, quero muito ler esse livro! Minha irmã já me contou que é bem mais triste que o filme mesmo. Mas ainda assim, sou louca pra ler!
    Natália Maia - viciadasemlivros.wordpress.com

    ResponderExcluir