[Resenha] O Fantasma da Ópera, de Gaston Leroux

Voltamos para mais uma crítica das minhas leituras! Esse eu li em inglês, e dou logo a dica de que é muito válido para quem sabe inglês, mas não tem costume de ler nessa língua. Apesar de ser um livro antigo, a linguagem não é rebuscada e é bem tranquilo de entender. A minha é aquela edição da Penguin, de bolso, ela é bem fragilzinha, mas é barata, então é bom para quem quer comprar, mas tem verba reduzida. Então lá vamos nós.

- Ficha técnica
Título original: Le Fantôme de L'Opéra
País de origem: França
Autor(a): Gaston Leroux
Editora: Penguin (em inglês) e Ediouro (em português)
Ano: 1910
Número de páginas: 270 e 254 (respectivamente)


Muitos já devem ter visto o filme mais recente, em que o Gerard Butler faz  papel do fantasma. Eu amo de paixão, mas espero não destruir sua vontade de ler o livro (se é que ela existe) quando disser que, realmente, um não tem nada a ver com o outro. Já amava o filme, e continuo amando, mas o livro apresenta fatos e nuances que a gente nem sonha que existiam na história quando assistimos na telinha. Alguns fatos também foram mudados, mas não vou citar aqui, pois são fundamentais no enredo. Mas já fica a promessa de que, pelo menos, o livro ainda vai trazer novidades.

Eric é o nome do fantasma que vive no subsolo da lindíssima Ópera de Paris. Ele tem o rosto da morte e pode ser visto esporadicamente pelos corredores, antes de desaparecer como que por mágica. Todos os funcionários da Ópera tremem de medo dele. E quem não tremeria, depois de morte de um companheiro?

Durante o desenvolvimento da trama descobrimos a história de Christine Daaé, uma bailarina do teatro que acaba se revelando uma grande cantora, e sua relação secreta com o fantasma, que lhe dá aulas de cantos e nutre um amor desesperado por ela.

É ela que trás à história o Visconde Raoul de Chagny, seu amigo de infância, que carrega há anos um amor por ela. Amor esse que é correspondido pela moça. E última figura que devo apresentar é o chamado Persa, que é uma figura misteriosa e que parece ser o único a de fato conhecer o fantasma.

Há, obviamente, outros personagens, mas é em torno desses quatro que a história principal gira, cheia de mistérios, ciúmes e passeio pelos corredores do teatro. Tirando por alguns flashbacks, esse é o cenário em que se desenrolam bons 90% da história. É lá que, através de cada uma das páginas, o jovem casal tenta desenvolver seu romance, e o fantasma arma seus planos malignos para conseguir tudo o que quer, inclusive Christine.

Essa é basicamente a história da obra, mas ela ainda é regada por lágrimas, juras de amor, mortes e mistério. É um bom livro, que prende a leitura (pelo menos a minha prendeu), mas que em alguns momentos também beira o fantástico e o absurdo. Certamente não desaconcelho. Ouvi dizer que o autor realmente acreditava na existência do "fantasma", mas isso só ele poderia dizer. Por acaso alguém já leu?



Um comentário:

  1. Assim que li seu comentário no meu blog dizendo que tinha resenhado o Fantasma da Ópera, vim correndo ler sua resenha... sauhsaushauas.
    Estou adorando o livro, e mesmo tendo lido tão pouco ainda, já percebi muitas diferenças em comparação com o musical mais atual, o que você citou. Também adoro *-*
    Ótima resenha :)
    Beeeijos

    Marina - http://distribuindosonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir