[Resenha] A Menina que Roubava Livros, de Markus Zusak


- Ficha técnica
Título original: The Book Thief
Autor: Markus Zusak
Editora: Intrínseca
Ano: 2007
Número de páginas: 494

O livro já começa prendendo a atenção do leitor por um interessante fato; quem o narra é a própria morte. Ela não tem restrições de dizer logo na primeira pagina uma verdade universal "Você vai morrer". Se ignorada a minha fascinação pelo fato da historia ser contada pela a morte, o livro na verdade é sobre uma menina chamada Liesel.

Liesel Meminger encontrou com a Morte três vezes em sua vida; fato que estimulou-a a contar a historia da menina. O primeiro encontro delas foi quando o irmão menor de Liesel morre, fato que precede seu primeiro ''roubo''. A partir dai seguimos Liesel para sua nova vida na rua Himmel e com seus pais adotivo, Hans e Rosa Huberman (sua mãe a entrega à eles já que por conta da guerra não tinha como cuidar dela). Durante sua estada lá Hans a ensina a ler, possibilitando assim que finalmente pudesse usufruir do livro que havia roubado e consequentemente incentivando futuros furtos.

Todos os personagens do livro tem diversos atrativos. Rudy, melhor amigo e ''não-namorado'' de Liesel; Hans, homem amável que secretamente tenta com um ato pequeno porem gigante burlar o partido nazista; Rosa, mulher irritante mas que por alguma razão eu gosto dela; Ilse, mulher do prefeito, muito séria porém permite que Liesel leia os livros de sua enorme biblioteca; e Max, o judeu escondido no porão.

Minha favorita ainda assim é a Morte, que não foi personificada como uma criatura fria. Parecia curiosa em sua narrativa, até mesmo demonstrando desapreço pela guerra e um interesse pelas cores. Gosto do modo como as vezes menciona fatos que ainda estão por vir na história.

Não é um livro que se aprofunde muito nos fatores da Segunda Guerra, mas os aborda de um jeito que os evidencia sem você nem ao menos notar. O acho uma ótima leitura, deu até vontade de ler novamente.


8 comentários:

  1. Eu só tive a oportunidade de ler o começo do livro e, realmente, o fato de a morte narrar a história torna o livro muito interessante! Mas já ouvi tanta gente falar que é triste que nem tenho coragem de começar a ler :/
    Natália Maia - viciadasemlivros.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Vou confessar que ainda não li esse livro.
    Mas ele está na pilha. :D
    A capa é incrivelmente linda e o fato da morte narrar a história é uma característica que me desperta muita curiosidade.
    Parabéns pela resenha.

    Bjs Melissa
    Espaço Editorial

    ResponderExcluir
  3. Os personagens principais são muito cativantes e o desenrolar da história, comovente. É tão leve e fácil de ler que acaba se tornando impossível não querer ter na estante. :3

    ResponderExcluir
  4. Olá, excelente post, adorei. Gosto da editora e já tem um tempo que estou me enrolando para ler esse livro. Mas agora eu vou. Bom, deixe-me fazer um convite para ler o novo capítulo de um romance saindo quentinho do forno, inédito. É o meu blog-book “Illegitimate”. Visite o POET (Pages Of Erased Text) http://pagesoferasedtext.blogspot.com/ e saiba tudo sobre. Ate agora estou tendo ótimos comentários (ate agora...rs). Te vejo por lá. Cuide-se.

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho esse livro e ate já li
    Sou simplesmente apaixonada por ele
    Amo essas historias, emocionam de mais

    Beijos e Boa Semana
    @pocketlibro

    ResponderExcluir
  6. Eu tbm sou outra que está enrolando para ler esse livro..
    Mas parece ser exclente!
    Adoro a forma como a sinopse e contra-capa do livro são intrigantes! *--*

    beeeeeijo, Nayanne =*
    http://www.bookaholicworld.com

    ResponderExcluir
  7. Oi :)
    Li o livro ano passado e apesar de td mundo descreve-lo como Perfeito e dizer que se tornou favorito, não foi um livro que eu amei.
    Sabe eu gostei do livro e achei a escrita do Markus muito boa, mas o enredo, a essencia, sabe? deixou a desejar.. Mas como td mundo sabe isso é uma questao de gosto.. e gosto cada um tem o seu hehehe

    Beeeijocas
    Rapha ~Doce Encanto

    ResponderExcluir
  8. Se eu te disser que esse foi o único livro que eu abandonei, vc acredita? rsrs Putz, não consegui passar nem da metade... não gostei mesmo :x

    Bjs,
    Kel - It Cultura
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir