[Resenha] Um dia, de David Nicholls

Como prometido, hoje sai resenha do título que pintou aqui mais cedo nessa semana.

Conheci esse livro antes de ele ser lançado no Brasil, por meio do texto de uma amiga mafiosa muito querida, a Anna Vitória (confira o texto aqui). Na hora o livro me interessou, mas como boa procrastinadora que sou, só fui ler muito tempo depois, já na época em que a única capa disponível nas lojas era a do filme (que, felizmente, é muito bonita).



Não sei bem como enquadrar literariamente esse livro – não é exatamente um romance, não é exatamente um drama. Como eu disse naquele outro artigo, Um Dia conta a história de duas pessoas, Emma Morley e Dexter Mayhew, que estudaram na mesma faculdade, mas só se conheceram realmente no dia de sua formatura, em 15 de julho de 1988. Eles passam essa noite juntos, falando sobre a vida, e daí sai uma amizade que vai perdurar pelos vinte anos seguintes.

A história também é narrada de uma forma diferente. Ao invés de acompanharmos linearmente a vida dos personagens, nós encontramos com eles apenas uma vez a cada ano – no dia 15 de julho – e conhecemos apenas o suficiente da vida de cada um para subentender o que ficou no meio, não contado. De dessa forma podemos enxergar como os dois amadurecem (ou não amadurecem) em ritmos e de formas bastante diferentes.

A narração é em terceira pessoa, e a escrita é boa, mas o que realmente chama atenção é a forma como a história é contada.

Apesar da grande passagem de tempo e da estrutura fragmentada poderem passar a impressão de algo superficial para quem ainda não leu o livro, a verdade é exatamente o oposto. Como tudo é concentrado nos personagens, e não em qualquer fato em particular, o leitor acaba sentindo como se conhecesse muito bem cada um dos dois.

Gostei demais desse livro. Não é um “vira-página” no sentido comum do termo, mas é uma leitura fluida que consegue, ainda assim, inspirar reflexões sobre amizade e escolhas de vida. Realmente não sei como alguém pode não ter lido esse livro até hoje, mas se esse é o seu caso eu te aconselho a consertar isso o mais rápido possível.

"A amizade entre os dois era como um buquê de flores murchas que Emma insistia em regar. Por que não deixar morrer? Era tão irrealista desejar que uma amizade durasse para sempre.” pp. 189

Título original: One Day
Autor: David Nicholls
País: Reino Unido
Editora: Intrínseca
Ano (da primeira publicação): 2009
Número de páginas: 416

2 comentários:

  1. Tenho uma vontadezinha de lê-lo, mas nunca foi tão grande. (E nunca vi o filme também)
    Te indiquei numa tag lá no blog: http://despindoestorias.com/2013/tag-habitos-de-leitura/
    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Paloma, eu tentei, juro que tentei. Esse foi um dos poucos livros que eu abandonei na vida. A Emma não conseguiu me conquistar e, confesso que depois que assisti o filme, fiquei com menos vontade ainda de ler.
    Minhas amigas insistem pra eu dar uma segunda chance, até me emprestaram o livro de novo pra eu tentar, hehe. De repente rola.

    Beijo!
    Ariel Cristina
    http://www.beingjournalists.com.br/

    PS:Não sei se você lembra de mim, eu mudei de blog. Era do Verão de 94 e reabri o BJ com umas amigas, hehe

    ResponderExcluir