Minha (quase) meta literária

Metas de leitura são um tema polêmico: enquanto alguns criam listas e mais listas, outros abominam a ideia de ler por obrigação. Apesar de eu também não gostar desse pensamento, acho que estou em um meio-termo entre as duas posições.

Vamos esclarecer: ler por obrigação, como se sua vida dependesse disso e sua mãe fosse quebrar o pescoço caso você não atinja a meta simplesmente não é legal. Parece dever de casa, e eu sempre odiei dever de casa. Mas eu acredito que ter uma espécie de controle do seu ritmo de leitura é uma coisa boa.




Vamos me usar como exemplo: eu faço faculdade, estagio, participo de um grupo de pesquisa, tenho dois blogs, uma família, um namorado e uma calopsita, e ainda por cima estou escrevendo um livro. E, claro, estudar às vezes faz bem a um ser humano. Vamos combinar, é coisa demais para uma pessoa só. A maioria das pessoas tem muitas obrigações e coisas para fazer, e poucos de nós têm a vantagem de ser o super-homem. Com isso tudo, é muito fácil perder o controle e acabar deixando algo de lado. E, vamos combinar: o que vai ficar de lado é sempre o que não é uma obrigação.

Foi assim que eu decidi estabelecer uma meta de leitura (relacionada ao nosso projeto, mas que não se confunde com ele), simplesmente para que eu possa manter um ritmo regular. Só não vão achando que é algo absurdo; eu procurei manter em mente o ritmo de leitura que eu já testei e sei que sou capaz (porque em algum período remoto da minha existência, acreditem ou não, eu tive uma vida e ler era a minha principal atividade).

Outra coisa importantíssima para que esse plano dê certo é que eu não fiz uma meta baseada em títulos. Não fiz e não farei uma “lista de livros” para ler em tal mês/semana/ano”. Meu limite é aquilo que eu tenho na estante (I wish!), ponto. Eu gosto e não abro mão do prazer de terminar um livro e dedicar os próximos momentos para pensar e decidir o que estou com vontade de ler agora.

Também escolhi não estabelecer uma meta baseada em quantidade de livros, porque – querendo ou não – isso poderia fazer com que eu caísse na tentação de catar aqueles livros menorezinhos e fosse preterindo os maiores. E, no fim das contas, eu acabaria mesmo era lascada. Além do que, isso provavelmente me impediria de trocar de livro quando um simplesmente não estivesse fluindo naquele momento, e desprezaria o fato de eu ter quase terminado um livro de – sei lá – 1000 páginas (tenho Crônicas de Gelo e Fogo e Senhor dos Anéis na minha estante, minha gente).

Como eu fiz, então? Simples: meta por número de páginas – a forma mais eficiente de estabelecer um objetivo literário (para a minha pessoa e na minha opinião). 

O cálculo foi bem básico: 1) quantas páginas eu gostaria (e seria capaz) de ler por dia levando em conta minha rotina atual? 2) multiplicamos isso pelo número de dias no mês e 3) damos um descontinho, já que ninguém é de ferro e fatalmente a gente se depara com alguns livros no meio do caminho que exigem uma leitura mais lenta (e não adianta correr pelas páginas sem absorver nada: o foco principal é a qualidade!).

Com esses passos, resolvi que gostaria de ler 50 páginas por dia, o que daria 1500 páginas por mês. Menos 300 páginas de desconto. Minha meta é ler 1200 páginas por mês. Simples assim.

Planejo acompanhar a produtividade por aqui mensalmente, provavelmente junto com o acompanhamento mensal do nosso Projeto Toma Vergonha na Cara, Paloma!, para evitar que as coisas fiquem muito repetitivas.

MAS

Isso não é tudo por hoje. Acabei me animando com uma ideia que vi por aí sobre uma tal Maratona Literária. Como sou uma Sra. Atrasilda, não tive tempo de me inscrever para essa edição, que começou dia 29/07, mas resolvi correr atrás e criar uma maratona pessoal para aquecer os motores do leiturômetro do meu cérebro, calibrar meus músculos ópticos e – obviamente – me divertir testando um pouco meus limites.

A minha maratona começou quarta-feira (31/07) e terminará na próxima quarta (07/08). Na quarta mesmo planejo fazer uma “aparição extraordinária” por aqui para contar os resultados.

Meu objetivo na maratona é bastante ambicioso (principalmente considerando minha meta de leitura regular): 1000 páginas (aproximadamente) em uma semana.

Resolvi ser extrema por motivos de: 1) estou de férias na faculdade, 2) não tenho nenhuma tarefa do grupo de pesquisa, 3) é a curto prazo, mais fácil de aguentar, 4) pretendo adotar o ritmo mais extremo possível (e espero não ficar cega), e 5) quero muito terminar dois livros que estão pendentes tem um tempinho e preciso de um gás para fazer isso.

Novamente, como é algo de curto prazo, eu contrariei o que eu disse ali em cima e escolhi de antemão o que vou ler: A Sombra da Guilhotina (já estava mais ou menos na metade, faltavam 409 páginas), Lugar Nenhum (já tinha começado e interrompido a leitura, faltavam umas 250 páginas) e Presentes da Vida (não vi problema em escolher esse porque é algo que eu estou com vontade de ler no momento e as chances de isso mudarem em uma semana não são muito significativas – 383 páginas).

Minha previsão era terminar o primeiro ontem, separei mais tempo para ele porque já tinha consciência que é uma leitura bem mais lenta do que as outras duas. Contudo-entretanto-porém isso não deu muito certo. Faltam ainda 91 páginas. Será que hoje vai?

Desejem-me sorte e aguardem mais notícias dessa saga.

3 comentários:

  1. Oi, Paloma! Faço parte do grupo que não curti ler por obrigação. Acho que leitura tem que ser algo prazeroso, de momento, sabe? Se não estou afim do livro, deixo ele lá que uma hora vou ficar curiosa e lê-lo (um ex: A Cabana, comprei fazia 1 ano e nunca tinha lido, até que fiquei curiosa e comecei a ler). Mas claro, torço para os que aderiram a Maratona, afinal cada um pensa de um jeito, e o que não é bom para mim pode ser para Fulano. Tomara que consiga bater sua meta! :)

    Beijos, Leitura da Vez!

    ResponderExcluir
  2. Nunca estabeleci metas de leitura...

    Vi muita gente participando da Maratona, mas não pude me juntar à elas devido a outros compromissos. Boa sorte pra você na sua maratona pessoal!! :)

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto de me organizar, se necessário colocando metas.
    Boa sorte ai pra você, acho que vai conseguir sim!

    Adorei o blog, ja estou seguindo. Se puder retribuir...

    Abraços
    www.booksever.blogspot.com

    ResponderExcluir