[Resenha]Em Outrolugar, de Gabrielle Zevin


- Ficha técnica
Título original: Elsewhere
País de origem: EUA
Autor(a): Gabrielle Zevin
Editora: Rocco
Ano: 2009
Número de páginas: 333

Sinopse
Um paraíso onde reina a quietude e a paz, a brisa é leve, o clima é quente, as praias são maravilhosas e ninguém fica doente nem envelhece. Assim é Outrolugar, local onde Elizabeth Marie Hall, ou simplesmente Liz, de apenas 15 anos, vai parar – depois de morrer! Lá, ela vai rejuvenescer desde o dia de sua morte até se tornar novamente um bebê e voltar à Terra. Liz, no entanto, não quer fazer 14 anos de novo, e sim comemorar seu aniversário de 16, quer tirar carteira de motorista, se formar na escola, ir para a faculdade, continuar andando e não voltar a engatinhar – enfim, uma vida diferente dessa às avessas que ela está sendo obrigada a viver e com uma avó que acabou de conhecer. Como aceitar esta nova trajetória? Este é o mote do premiado Em Outrolugar, da escritora e roteirista norte-americana Gabriele Zevin, traduzido para 17 idiomas.



Esse sim era um livro que eu estava morrendo de vontade de ler! Sério mesmo, me empolguei com ele no no minuto que li a sinopse, e olhe que demorou a chegar a minha vez! Mas ela veio. Ele chegou aqui em casa pelo correio e levei-o para viajar comigo. Foi uma leitura extremamente rápida, porque é um livro simples e descomplicado.

O prólogo é escrito no ponto de vista do cachorro pug de Liz, Lucy. Essa uma das poucas visões que a gente tem da Terra, é onde a gente é apresentado ao que aconteceu, e então vamos acompanhar a menina na viagem de barco, onde ela acorda sem saber o que aconteceu. Liz não fica nada satisfeita em estar morta, obviamente. Quem estaria, com quinze anos de idade? Mas ainda assim, confesso que ela consegue ficar um pouco irritante, depois de um tempo, com toda essa história de não querer seguir em frente. Deve ser difícil, eu sei, mas ainda assim dá vontade de sacudir a menina e gritar "acabou, siga em frente". Pois é, eu me envolvo com os livros.

"- É mesmo, não? - Esther sorri. - Penso nisso em termos de uma árvore, porque cada árvore é formada, de fato, por duas árvores. Há a árvore com os ramos, que todo mundo vê, e há a árvore da raiz, de cabeça para baixo, crescendo no sentido oposto. Então a Terra são os ramos, crescendo para cima, para o céu, e Outrolugar são as raízes, crescendo para baixo, numa simetria oposta, mas perfeita. Os ramos não pesam muito sobre as raízes, e talvez as raízes não pesem muito sobre os ramos, mas o tempo inteiro estão ligados pelo tronco, sabe? Embora pareça que as raízes são distantes dos ramos, na verdade não são. A pessoa está sempre ligada, apenas não pensa a respeito..." pp. 138

Em geral, eu gostei das personagens do livro. A que eu menos gostei, apesar de não ter desgostado, foi a Liz mesmo. Todas elas são divertidas de maneiras diferentes, e são muito cativantes. Devo dar um destaque especial para os cachorros que, em Outrolugar, falam! Não falam língua humana (apesar de entenderem), mas algumas pessoas falam cachorrês. Achei os cachorros divertidíssimos.

Gostei de como o amor é abordado no livro, também. É verossímil, apesar de ser um livro infanto-juvenil. Eles não se encontram e se apaixonam à primeira vista, é uma coisa gradativa, que vem aos poucos sem que eles percebam.

"Por que duas pessoas chegam a se apaixonar? É um mistério." pp. 208

Eu gosto muito do tema "vida após a morte", e gostei mais ainda do jeito como ele foi tratado no livro. É uma boa dica mesmo para quem não acredita, porque trata tudo como fantasia, não como uma verdade indiscutível. Também achei muito interessante as questões (issues) que são tratadas, que são provavelmente aquelas que atormentariam a maioria de nós que estivesse na situação em que Liz está, e é justamente nisso que se desenrola a trama.

Por último, também achei muito interessante as coisas que a autora inventou, como os faróis onde as pessoas podem as coisas no mundo dos vivos. Enfim, acho que é um livro que vale a pena conferir.

"- Bem, Hamlet está obcecado com a morte, como se isso fosse solucionar alguma coisa - Liz balança a cabeça. - Se ele soubesse o que nós sabemos." pp.280

Um comentário:

  1. Olá! A capa do livro é linda, já chama muito a atenção. Não conhecia este livro mas fiquei com vontade de ler, e seu texto contribuiu pra isso :D

    Beijos,

    Paula

    http://tribooks.blogspot.com

    @Tri_Books

    ResponderExcluir