[Resenha] O Discurso do Rei, de Mark Logue e Peter Conradi



- Ficha técnica
Título original: King's Speech
País de origem: Reino Unido
Autor(a): Mark Logue e Peter Conradi
Editora: José Olympio
Ano: 2011
Número de páginas: 279


Um quase desconhecido e autodidata terapeuta vocal chamado Lionel Logue salvou a família real inglesa nas primeiras décadas do século XX. Logue não era um aristocrata britânico, nem mesmo inglês, mas foi quem, sozinho, levou o duque de York, futuro rei George VI, nervoso e com problemas de fala, a se tornar um dos maiores reis da Grã-Bretanha, depois que seu irmão, Eduardo VIII, abdicou em 1936. História inédita do relacionamento entre Logue e o rei George VI, coescrita com o neto de Logue e baseada exclusivamente nos diários e arquivos de seu avô Lionel. Livro que inspirou o filme protagonizado por Colin Firth.


Como alguns de vocês já devem saber, eu gosto de biografias. Mais de autobiografias do que das biografias em si, porque eu acho que elas são mais profundas e subjetivas e não tanto um amontoado de fatos esparsos. Então fiquei muito animada quando o livro chegou aqui em casa e fui logo ler. Aviso logo que me decepcionei um pouco.

Não desisti, porque para mim isso significa derrota. Persisti e consegui terminar. Demorou, mas cheguei ao fim. O que eu achei foi que o livro tem muitos fatos, sim, mas em geral é bem superficial. O que eu mais gosto na literatura, o que aparece de forma especial em romances, é a possibilidade de estar dentro da cabeça dos personagens. Ver o mundo como eles vêem e sentir o que eles sentem. Obviamente que eu não vou ter a mesma coisa lendo uma biografia, e nem esperava por isso, mas definitivamente esperava por coisas um pouco mais aprofundadas. O livro em si também é um pouco monótono. Mais uma vez digo que talvez teria sido melhor se concentrar em um intervalo menor da história e trabalhar melhor isso.

Mas não vim aqui só para falar mal do livro (pelo menos não dessa vez). Ele tem uma boa quantidade de informações interessante sobre problemas de fala, para quem se interessa sobre o assunto, e também sobre a família real inglesa. Como ele trata de um período que vai desde antes da Primeira Guerra até depois da Segunda Guerra, dá uma luz também na história do período, o encadeamento das coisas, clima político, econômico e por aí vai. Ou seja, quem não se interessa muito por esses assuntos vai provavelmente ter um pouco de trabalho para ler esse livro. Mas se você é como eu, um colecionador de informações aleaórias, pode descobrir peças valiosas para a sua coleção (eu, por exemplo, aprendi que a Itália chegou a declarar guerra à Alemanha no fim da Segunda Guerra, coisa que eu não sabia mesmo).

Enfim, para você que acha que eu fiquei em cima do muro, não fiquei. Definitivamente não é meu tipo favorito de leitura e não seria minha primeira escolha para um momento livre, mas o livro também tem seus méritos e de maneira alguma deve ser desprezado. O que importa mesmo é que cada um leia e tire suas próprias conclusões.


E você, já leu? O que achou?

Um comentário:

  1. Fiquei sabendo agora que tinha livro. Santa ignorância.
    Assisti apenas o filme, gosto de filmes de épocas principalmente se eles tem algo de realismo.
    Não gostei do filme, agora o livro são outros 500, sempre tem coisa diferente e tal.

    ResponderExcluir