[Resenha] Diário de uma Paixão, de Nicholas Sparks


- Ficha técnica
Título original: The notebook
País de origem: EUA
Autor(a): Nicholas Sparks
Editora: Novo Conceito
Ano: 1996
Número de páginas: 242


"Da mesma maneira repentina como ela viera, tinha partido. Dessa vez para sempre. Para sempre"
Sinopse:
Não sou nada especial; disso estou certo. Sou um homem comum, com pensamentos comuns, e vivi uma vida comum. Não há monumentos dedicados a mim e o meu nome em breve será esquecido, mas amei outra pessoa com toda a minha alma e coração e, para mim, isso sempre bastou. Noah Calhoun Assim tem início uma das mais emocionantes e intensas histórias de amor que você lerá na vida... O livro é o retrato de uma relação rara e bela, que resistiu ao teste do tempo e das circunstâncias.


Há muito tempo tinha vontade de ler algum Nicholas Sparks. Essa vontade foi atendida quando tive a oportunidade de ler Um amor para recordar e fiquei absolutamente encantada. Logo quis ler outros, e a chance veio rápido.

Peguei logo Diário de uma paixão para ler e lá fui eu. Só que não tive a mesma compatibilidade imediata que eu tinha tido com o primeiro. Não sei porque motivo, talvez seja só porque eu vi uma certa semelhança com meu próprio estilo de escrever e eu sou absurdamente crítica comigo mesma. Ou talvez porque a maior parte dele seja narrada em terceira pessoa. Sei que não foi amor a primeira leitura. As primeiras páginas me soaram um pouco artificiais, mas eu insisti. Tanto porque odeio largar um livro antes do fim, quanto porque devia haver algum motivo para ele ser o queridinho de tanta gente.

Insisti e não me arrependi. Não sei se fui me acostumando com o ritmo do livro, mas com o passar da história tudo foi fluindo mais facilmente.

Gostei muito dos personagens. Todos eles são bem intensos e cativantes. Simplesmente não dá para não se apaixonar pelo Noah. E a personalidade forte da Allie é a que muita menina por aí gostaria de ter.

Mas, acima de tudo, é o amor deles, tão forte e indestrutível, que conquista a nós, os leitores. Afinal, quem não sonha com um amor desse, que suporta e supera tempo e distância? E é por isso que não dá para não se envolver e se apaixonar por Noah e Allie.

Sendo franca, não me levou às lágrimas como eu esperava e queria. Mas isso não quer dizer que não tenha sido emocionante. Acho que tinha expectativas muito altas para ele, por isso me decepcionei um pouco, mas não deixa de ser um livro maravilhoso.

Tem umas partes picantes que eu definitivamente não esperava (talvez por eu ter começado logo por Um amor para recordar, que é bem inocente). Mas isso não é um contra, é só uma observação. Em geral, é um livro mais adulto.

Geralmente, em filmes e livros a gente acompanha o começo do romance e ponto. O resto fica para a imaginação. O diferencial desse livro é que nele a gente tem um flash da história completa. Não só como ela começou, mas também como terminou. E essa é uma das coisas que eu gostei nessa história.

Ainda não leu? Leia. É um livro que tem algumas lições importantes a ensinar sobre o amor. Aquele tipo de amor que suporta qualquer prova.

Ele no skoob aqui.


5 comentários:

  1. Olá, Paloma!
    Não sou a maior fã de Sparks mas, se fosse para ler outro livro dele seria "Diário de uma Paixão" pela história que me encanta e o filme baseado nele que é belíssimo.
    Muito válida a sua opinião, de qualquer forma.
    Quanto ao comentário que você deixou lá no blog, fico feliz por apoiar a minha causa em relação às resenhas e que esteja de acordo. Acho que temos muito que aprender com as críticas.

    Beijinhos,
    Ana - Na Parede do Quarto

    ResponderExcluir
  2. Oi Paloma, estava visitando os blogs por aí e achei o seu... Já estou seguindo, tá?

    Quanto ao livro, já li vários do Nicholas e amei. Mas como não gostei do filme desse livro, ele não despertou nenhum pouco de vontade em mim ;~ Já li outras resenhas dizendo que ele era maçante no início mesmo.

    Beijos
    Conjunto da Obra

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho esse livro e ainda não li.
    Eu gosto tanto do filme que tenho medo de me decepcionar com o livro, de qualquer forma, ainda pretendo ler.
    Bjo

    ResponderExcluir
  4. É um dos livros de romance mais lindos que já li. É o meu preferido!!

    ResponderExcluir
  5. Nicholas Sparks sempre me emociona...
    No caso, eu apenas assisti ao filme, ainda nao tenho livro, mas esta na minha lista pra ser comprado.. sempre que leio uma nova resenha eu fico ainda mais doida pra tê-lo hehehe

    Beeijocas
    Rapha - Doce Encanto

    ResponderExcluir