Queridos Autores #2 - Markus Zusak

Markus Frank Zusac
23/06/1975
Sydney, Austrália
Filho de pai austríaco e mãe alemã


Hoje nosso Queridos Autores vai ser um pouco diferente. Eu achei uma pequena entrevista muito interessante com o autor de A menina que roubava livros e resolvi traduzir para vocês. Quero deixar bem claro que não fui eu quem fiz, e a fonte se encontra no fim do post.

As partes em letra menor e cinza são comentários meus. Espero que vocês consigam entender a minha tradução!


Como você se tornou escritor?
Quando eu estava crescendo, eu queria ser um pintor de paredes como meu pai, mas eu sempre fazia besteira quando ia trabalhar com ele. Eu tinha talento para derrubar tinta e me encurralar em cantos. Eu também me dei conta bem rápido de que pintar me entediava. Quando eu era adolescente, li livros que me envolveram completamente em suas palavras. Um foi O velho e o mar e outro Gilbert Grape: aprendiz de sonhador. Quando li aqueles livros, pensei, "Isso é o que eu quero fazer". Levei sete anos para ser publicado e houve falhas, mas fico feliz que aquelas rejeições e falhas tenham acontecido. Elas me fizeram perceber que o que eu estava escrevendo simplesmente não era bom o suficiente – então eu me forcei a melhorar.

Você segue alguma rotina quando está escrevendo?
Eu tenho basicamente duas rotinas. A primeira é a rotina 'não-preguiçosa' onde eu acordo e trabalho aproximadamente desde 7 da manhã, com o objetivo de terminar umas 11:30.  Isso geralmente me leva até meio-dia, meio-dia e meia (com alguma perda de tempo no meio). Depois eu faço um longo intervalo, e faço mais algumas horas à tarde. A rotina preguiçosa geralmente começa às 10 da manhã e eu escrevo por mais tempo à tarde.

Os únicos momentos em que essas rotinas realmente mudam é no começo ou fim de um livro. Quando é mais provável que eu trabalhe à noite. Eu não consigo encarar começar um livro de manhã cedo puramente porque  meu nível de crença em mim mesmo está no mínimo quando eu acordo. Quando estou acabando um livro, fico acordado até mais tarde e trabalho durante a noite, principalmente por desespero para ter ele terminado.

Qual foi sua inspiração para escrever A menina que roubava livros?
A menina que roubava livros era para ser um livro pequeno – só umas cem páginas mais ou menos. Quando estava crescendo, eu ouvia histórias em casa sobre Munique e Viena durante a guerra, quando meus pais eram crianças. Duas histórias que minha mãe contou me afetaram muito. A primeira foi sobre Munique sendo bombardeada, e como o céu estava em chamas, como tudo estava vermelho. A segunda foi sobre outra coisa que ela viu...

Um dia, havia um barulho terrível vindo da rua principal da cidade, e quando ela correu para ver, ela viu pessoas judias que estavam marchando para Dachau [a tradução literal, respeitando o sentido, seria 'estavam sendo marchadas', mas não ficou estético, e, falando a verdade, não sei se estaria correta], o campo de concentração. No fim da fila, havia um homem idoso, muito magro pela falta de comida, que não conseguia acompanhar. Quando um garoto adolescente viu isso, ele correu para casa e trouxe para o homem um pedaço de pão. O homem caiu de joelhos e beijou os tornozelos do garoto e lhe agradeceu... Logo um soldado percebeu e se aproximou. Ele arrancou o pão das mãos do homem e bateu nele com um chicote por ter aceito. Depois ele perseguiu o garoto e bateu nele com o chicote por ter dado a ele o pão para começo de conversa. Em um momento, ouve grande bondade e grande crueldade, e eu vi isso como a perfeita história de como são os humanos.

Quando lembrei-me dessas histórias, quis transformá-las em um pequeno livro, como eu disse. O resultado foi A menina que roubava livros, e ele tomou um significado muito maior para mim do que eu poderia ter imaginado. Não importa o que qualquer um diga sobre esse livro, seja bom ou ruim, eu sei que foi o que eu podia fazer, e um escritor não pode exigir mais dele do que isso.

Como você acabou escrevendo Eu sou o mensageiro?
Eu estava sentado em um parque uma noite comendo peixe e batatas e vi um banco com uma área de estacionamento de quinze minutos na frente [daquele tipo que aparece em filme que tem uma máquina para colocar a moeda], e eu pensei, 'Quinze minutos, isso não é muito tempo – toda vez que vou ao banco demoro muito mais que isso'. E depois eu pensei 'E se você estivesse naquele banco quando ele fosse assaltado e seu carro estivesse na área de estacionamento de quinze minutos? Como você sairia para tirar seu carro e evitar ganhar uma multa?' Isso me deu a cena do assalto fracassado ao banco que levou a todo o resto do livro.

O que você ganhou de escrever? [a tradução não ficou clara, o sentido melhor seria quais vantagens o fato de ele trabalhar com isso trouxe a ele]
Morar em Sydney, aproveitei a chance para voltar a surfar. Uma das melhores lembranças do meu crescimento é de quando peguei minha primeira onda e surfar sobre dela e meu irmão torcendo por mim na costa. Muitos anos depois, eu comecei novamente e estou amando – desde que as ondas estejam pequenas o suficiente... Eu também assisto muitos filmes, especialmente quando estou lutando com alguma história na qual estou trabalhando. Eu gosto de assistir os mesmos de novo e de novo, então eu meio assisto e meio penso sobre a história.

Por último, de onde você tira suas ideias?
Eu costumava mentir sobre isso, mas agora eu realmente sei –
Eu comecei a escrever aos dezesseis anos. Agora tenho trinta [para quem reparou na data de nascimento dele, a entrevista é de 2005]. Eu tiro minhas ideias dos quatorze anos que passei pensando sobre elas.


Que tal, gostaram? :)

5 comentários:

  1. ele é lindo e incrível
    =x
    livros que são inspirações pra mim.
    beijos
    boa semana flor.
    =D

    ResponderExcluir
  2. O Markus é um ótimo autor, meesmo!
    Sensasional ♥ Adorei essa entrevista *-*

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li o tãocomentado A menina que roubava livros....! Muito legala entrevista ") Muito bom autor

    ResponderExcluir
  4. Um dia ainda lerei um livro dele, que não seja 'A menina que roubava livros', porque esse eu acabei abandonando a leitura =/ Não sei pq, mas não me empolgou...

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  5. Olá!!
    Confesso que adoro os livros deste escritor!!
    Já li a menina que roubava livros e o eu sou o mensageiro! E recomendo!!!bjs

    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir