[Resenha] A Professora de Piano, de Janice Y.K. Lee


- Ficha técnica
Título original: The Piano Teacher
País de origem: China
Autor(a): Janice Y. K. Lee
Editora: Nova Fronteira
Ano: 2009
Número de páginas: 382


Olá, pessoinhas! Vamos inaugurar hoje a nossa nova programação com nossa resenha de segunda! O livro de hoje é mais um que eu comprei pela capa, que é realmente uma gracinha. A diagramação também é ótima e muito bonita, as páginas são amareladas (o que é mais um ponto positivo) e eu gostei da divisão dele. Resumindo, o livro é muito bem feito, mas esse não é o ponto principal de um livro.

O livro se desenvolve paralelamente em duas épocas distintas. Começa com Claire, uma jovem inglesa que se casa e vai morar com o marido em Hong Kong em 1952. Chegando lá, ela arruma um emprego como professora de piano de uma menininha na casa de uma família chinesa. Tudo ia bem até que o motorista da família, Will, também inglês, chama sua atenção.

É então que surge a outra história. Em 1942, Will tinha acabado de chegar em Hong Kong e se envolveu com Trudy Liang, uma socialite chinesa, filha de mãe portuguesa. Tudo ia bem entre eles até que os japoneses ocupam a china, Will é mandado para um campo de concentração, e Trudy é obrigada a fazer o que for preciso para sobreviver.

Claire e Will se envolvem em um romance cada vez mais intenso, e a medida que isso vai acontecendo, ela também vai descobrindo seu lugar naquela história toda.

" − De toda forma, Will, a guerra mudou todos nós. Agora estamos todos juntos no mesmo barco."

O livro não é totalmente ruim. A história é até aceitável, mas é muito vazia. O melhor personagem, de longe, é Trudy. Todos os outros parecem muito superficiais na maior parte do tempo. A trama se desenvolve de forma regular, sem muita empolgação. Eu acho que esse livro falha em cativar o leitor. Ele não faz com que a gente se aproxime da história, ame os personagens. Ele só narra fatos.

O problema também não é da escrita. Ele é muito bem escrito, esse crédito temos que dar à autora. Acho que a falha é mesmo na questão do sentimento. Talvez tenha algo a ver com o fato de ele ter levado cinco anos para ser terminado, e ter sido parado várias vezes. Não sei, só sei que é o tipo de livro em que você termina de ler e sente que falta alguma coisa. O final também é extremamente decepcionante.

De qualquer forma, não desgosto totalmente do livro, mesmo porque tenho uma queda por histórias da época da Segunda Guerra. Alguém mais já leu?

Ele no Skoob aqui.


3 comentários:

  1. Amo histórias épicas,
    esse livro parece ser muito bom,
    acho que vou ler esse fim de semana. *_*

    ResponderExcluir
  2. Hm, gostei da capa, mas é o tipo de livro que não me chama a atenção... nem sei se gostaria da história rsrs

    Bjs,
    Kel - It Cultura
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  3. A capa realmente é linda, mas não gosto desse tipo de livro. Não gosto de histórias relacionadas a segunda guerra mundial... :X
    Beeeijos

    Marina - http://distribuindosonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir