Queridos Autores #1 - Jane Austen

Olá, meus queridos! Estou de volta com a nossa programação. Ainda estou me acostumando com essa nova organização do blog, e imagino que vocês também, mas tenho certeza que semana que vem já estaremos totalmente a vontade com isso. Hoje estreia nossa nova coluna Queridos Autores, em que estrearão aqueles que fazem nossos dias mais alegres com seus livros. Nossa primeira convidada é a minha queridinha (que eu acredito que também seja de muitos: Jane Austen!

Jane Austen
Biografia

Jane Austen nasceu em Hampshire, Inglaterra, em 16 de dezembro de 1775. Seu pai era um pastor da Igreja  Anglicana, que também dava aulas particulares para complementar a renda da família. Jane foi a sétima de oito irmãos, sendo seis meninos e duas meninas. 

Cassandra, sua irmã, era dois anos mais velha do que ela e as duas eram muito próximas. Diz-se que Jane se inspirou nessa relação para criar a relação entre Jane e Elizabeth, em Orgulho & Preconceito. Quando Jane tinha outo anos, foi mandada para junto com a irmã para um internato onde aprenderam tudo o que uma mulher de seu tempo deveria saber. Depois voltaram para casa, onde receberam o resto da educação.

O pai de Jane tinha uma extensa biblioteca, que foi onde a menina desenvolveu seus conhecimentos e seu amor pela escrita, que sempre foi encorajado por ele.

Depois da morte do pai, as duas filhas e a mãe ficaram desamparadas e passaram a depender em grande parte dos irmãos de Jane. Um deles (Henry) atuou como agente literário da escritora.

As causas da morte de Jane, em 18 de julho de 1817 (aos 41 anos) ainda são controversas, apesar de muitos acreditarem que ela foi vítima da Doença de Addison, novas pesquisas sugerem que ela pode ter sido vítima de uma tuberculose contraída devido ao contato com gado ou leite não-pasteurizado, o que era muito comum naquele tempo.

Curiosidades

- Jane, assim como sua irmã Cassandra, nunca se casou ou teve filhos. Ela se apaixonou uma vez por Tom Lefroy, sobrinho de alguns vizinhos da família, e foi retribuida retribuída. Mas a família Austen não tinha dinheiro, o que fez com que os parentes do rapaz se opusessem terminantemente ao romance e os impedissem de se ver pelo resto da vida deles.

- A maioria dos livros de Jane foram publicados com títulos diferentes dos títulos originais. Pride & Prejudice (Orgulho & Preconceito), por exemplo, se chamava First Impressions (Primeiras impressões); Sense & Sensibility (Razão & Sensibilidade) era Elionor and Marianne; e Northanger Abbey costumava se chamar Susan.

- Tem um filme bem moderno que conta a história do romance de Jane com Tom de uma forma ficcionada, no qual ela é interpretada pela queridinha Anne Hathaway. O filme, para quem não conhece, se chama Amor & Inocência (Becoming Jane). Ainda não vi, mas planejo assistir assim que possível.

- O livro Emma foi dedicado ao príncipe Regente da época a pedido do próprio, pois as primeiras obras de Jane já eram um estrondo a essa época.

- As obras de Jane foram publicadas sem seu nome, por sua própria vontade. Elas diziam apenas "By a Lady", mas Jane não conseguiu manter sua identidade em segredo por muito tempo.

Bibliografia

Além dos romances devido aos quais ela é conhecida em todo mundo, Jane também tem alguns outros trabalhos, como uma peça de teatro (Sir Charles Grandison), algumas obras curtas (Lady Susan, The Watson e Sanditon)e algumas obras que escreveu na juventude (The three sisters, Love and Freindship (sic), The history of England, Catherine, the Bower e The beautiful Cassandra).

Seus romances foram:
  • Razão & Sensibilidade (1811)
  • Orgulho & Preconceito (1813)
  • Mansfield Park (1814)
  • Emma (1815)
  • Norhtanger Abbey (1818)
  • Persuasão (1818)
Os dois últimos foram publicados por seu irmão após a morte da autora.

Fontes:
Bom gente, espero que tenham gostado e tenham tido paciência para ler tudo. Descobri muita coisa que não sabia enquanto pesquisava para escrever esse post, e espero não ter cansado ninguém com o tamanho dele. Odeio ser chata, mas vou pedir de novo a colaboração de vocês: não deixem de seguir o blog no Google Friends Connect ali do lado e comentar, o retorno de vocês é importantíssimo para nós!

3 comentários:

  1. Pode ter certeza que Jane Austen é a queridinha de todo mundo *-*, é minha queridona para falar a verdade, haha. Então você já sabe que eu AMEI postagem né?

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Se é de todo mundo eu não sei, mas Jane Austen com certeza é minha queridinha. Diva *-*
    Adorei as curiosidades. Não sabia que Amor e inocência era sobre a história de amor dela. Quero assistir.
    Adorei o post.
    Bjo

    ResponderExcluir
  3. Oi Paloma!!
    AAh adorei o post! Só li um livro da Jane Austen até hoje, mas sou apaixonada pelos filmes =)
    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir