
- Ficha técnica
Título original: The Secret Life of Bees
País de origem: EUA
País de origem: EUA
Autor(a): Sue Monk Kidd
Editora: Ediouro
Ano: 2004
Número de páginas: 304
Esse é um livro que eu achei especial demais. Ele conta a história de Lily, uma garota de 14 anos que perdeu a mãe dez anos antes e desde então vive apenas com o pai abusivo e sua babá negra, Rosaleen, que desde então ocupou o papel de mãe na sua vida.
O que é interessante é o plano de fundo da história. Ela se passa no sul dos EUA (Carolina do Sul, mais precisamente) em 1964, auge da tensão entre brancos e negros nessa parte do país. Uma parte muito interessante do livro é a forma como esse contexto tem uma influência ativa no desenvolvimento da história. No meio disso, após de alguns acontecimentos em sua cidade natal, Sylvan, Lily e Rosaleen seguem viagem com destino a Tiburon, onde se hospedam na casa de três irmãs negras - August, June e May.
É comovente ver a saga de uma menina tão nova atrás de qualquer coisa que a possa ligar à mãe e aliviar da culpa que tem carregado por toda uma década. No meio dessa busca, ela acaba encontrando coisas que ela não procurava, coisas que a decepcionam, mas encontra também seu lugar no mundo. Descobre coisas sobre si mesma, e também que nem tudo é preto no branco nesse mundo em que vivemos. Pode haver amor entre brancos e negros, afinal. É fascinante ver o desenvolvimento e crescimento da personagem através do curso dos fatos, a medida que ela vai se desapegando de suas mentiras, e aprendendo a conviver com a realidade, por mais cruel que seja.
A trama em si não é tão profunda quanto a história promete e dá margem, mas é um livro extremamente leve e agradável de se ler. A edição deixa a desejar, tem alguns erros de pontuação e de digitação. Mas caso você resolva persistir, ele é uma boa fonte de risadas e de algum aperto no peito. No fim de tudo, a mensagem é bem positiva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário