[Resenha] A Saga Draconiana - Sophie Dupont e o Drakkar de Prata, de A.G. Olyver

Sinceramente, quando topei participar da Turnê Virtual, eu não tinha ideia de que isso seria tão fácil. Como já disse que sou preconceituosa, olhei torto para o livro, encrenquei com o fato de ter que ler em e-book (mesmo sabendo disso desde o começo) e criei uma das minhas certezas absolutas de que eu ia levar um ano para terminar de ler e na certa perderia o prazo para postar a resenha.

Felizmente eu estava lindamente enganada em todos os pontos. Para começo de conversa, depois de ler A Herdeira do Mar (que era bem maior) todinho pelo celular, ler o primeiro volume da Saga Draconiana foi moleza e rapidez pura – em dois dias terminei. E, como vocês podem ver, estou postando a resenha bem antes do prazo (que era dia 6 de outubro).


A Saga Draconiana – Sophie Dupont e o Drakkar de Prata é um livro de fantasia que fará parte de uma série escrita autor brasileiro A.G. Olyver (para saber mais sobre o autor e obra, vide esse post).

O livro conta a história da adolescente americana Sophie Dupont que, após perder os pais adotivos e depois os tios acaba descobrindo que tem sangue de dragão e é levada para um Instituto onde deve “desenvolver um elemento” (todos os drakkars – descendentes de dragões – podem controlar algum dos elementos naturais, e cada elemento corresponde a uma cor, daí o título do livro) e se manter a salvo do grupo de sua espécie que parece querer algo que ela tem.

Mantendo a sinceridade como lema, esse tema não me interessou muito a princípio e eu realmente só comecei a ler livro por causa do projeto. O livro em si também não me conquistou logo de cara: achei o início da história muito corrido. Não é que os fatos em si fossem narrados muito rapidamente, mas os acontecimentos é que se passavam em uma velocidade surreal (em um dia ela chega a Siete Pasos e já conhece e se “apaixona” pelo Adrian, no dia seguinte os tios morrem e ela vai embora com o cara que ela conheceu no dia anterior). Isso me incomodou bastante, mas vai melhorando à medida que o livro avança.

A narração dos fatos é em primeira pessoa do ponto de vista da Sophie, por isso achei que a escrita poderia ter soado um pouco mais natural. Algumas partes, principalmente no começo, soaram bastante artificiais e a quebra constante de frases (com o uso de travessões) me irritou um pouco.

Além disso e também principalmente no início do livro, achei que o autor se repetiu muitas vezes desnecessariamente. Por exemplo, o trecho que eu destaquei abaixo:

Sorri. Estava confortável pelo menos. Alexa parecia que estava indo se prostituir, vestida com um short jeans tão curto que parecia uma calcinha boxer e uma baby look rosa com detalhes em azul.
– Tudo bem. Estou confortável. – disse.*

Ele incluía uma informação na narrativa, e logo depois colocava a mesma informação no diálogo; o ideal teria sido escolher um ou outro.

Finalmente, sobre a história, achei que ela carrega bastante clichês (aquele velho triângulo amoroso, a “síndrome do escolhido”, o boy magia que é a perfeição personificada etc.) e referências a séries de fantasia consagradas, mas sinceramente isso não me incomoda muito.

Por outro lado, depois que a protagonista chega ao Instituto, a trama realmente me surpreendeu positivamente e prendeu minha atenção. Gostei da interação entre os personagens e a história pareceu se desenrolar bastante bem. Gostei da ideia da “concentração do sangue” e dos níveis de evolução dos drakkars. Também achei os cavaleiros um ponto muito interessante.

Sobre os personagens, não gostei da Sophie no começo (ela pareceu muito psicopata para o meu gosto), mas depois ela virou uma mocinha “padrão”; pelo gostinho que o autor deixou dos próximos livros da série, acho que vou acabar gostando dela. Já os personagens secundários, achei todos bem legais (e os acontecimentos trágicos me doeram o coração) – com destaque para a Helena e a Nadya.

O final do livro (que, como sempre, não vou comentar muito) é bem surpreendente e mau conosco, pobres leitores indefesos.

Como resumo da ópera, achei o livro bem interessante (surpresa muito positiva), apesar dos probleminhas apontados, e já estava resolvida a acompanhar as continuações mesmo sem o trecho (cruel!) do próximo livro que o autor disponibiliza no final e que me deixou muito encasquetada. Agora estou bem animada para saber o que é que vai rolar com a Sophie em A Saga Draconiana – Sophie Dupont e os Lordes Dragões.

Título original: A Saga Draconiana - Sophie Dupont e o Drakkar de Prata
Autor: A.G. Olyver
País: Brasil
Ano: 2013
Editora: Publicação independente
Número de Páginas: 346
Compre o e-book aqui, ou a versão impressa aqui.

* Não pude colocar o número da páginas porque li na versão digital.

3 comentários:

  1. Fiquei muito contente com a resenha, Paloma. Obrigado pela sinceridade com a qual apontou os pontos fracos e, claro, também os fortes.

    Fiquei feliz que o livro tenha te conquistado com o passar da leitura.

    Sobre o início... A princípio eu queria que a vida da Sophie fosse essa loucura, de mudar de um instante para o outro sem que ela tivesse chance de se ajustar, talvez isso causou essa aparência corrida no início. E, claro, o plot também não estava bem desenvolvido.

    Gosto de ver resenhas assim, porque me ajudam a perceber certos aspectos que preciso cuidar e/ou melhorar.

    Muito obrigado pelo carinho e tempo que dedicou ao meu livro.

    www.agolyver.com

    ResponderExcluir
  2. Ok! Fiquei curiosa!!! Vai pra lista! ;) rsrsrs Boa resenha, parabéns!
    http://cladoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Adorei saber que a Turnê Virtual mudou sua maneira de pensar, e também tinha receio de ler livro nesse formato. Eu adquiri um Kindle devido as leituras da faculdade. E também aproveito para descontrair e ler nele.
    E voltando a resenha, logo virou um leitora de carteirinha daqui. Amei a forma como expressa sua opinião.

    E por creio que sua resenha deva marcar, pois é a primeira.


    Patty

    ResponderExcluir