[Resenha] Chico Xavier, de Marcel Souto Maior

- Ficha técnica
Título original: Chico Xavier, a história do filme de Daniel Filho
País de origem: Brasil
Autor(a): Marcel Souto Maior
Editora: Leya
Ano: 2010
Número de páginas: 288

Sinopse:
Neste livro, Marcel Souto Maior faz um mergulho jornalístico nos bastidores do filme Chico Xavier - que faria cem anos em 2010. Nestas páginas, ilustradas pelas fotos de Ique Esteves, o leitor descobrirá histórias e curiosidades do dia a dia da produção, marcada por crises de choro, coincidências, rodas de oração, distribuição de flores e o aroma de jasmim do perfume preferido de Chico Xavier. Além disso, o leitor também poderá resgatar lições desse homem que viveu para se dedicar ao próximo.


Esse livro é magnífico! Em geral não me atrai muito esse tipo de livro, que não tem uma "história" propriamente dita, uma trama. Apesar disso, Chico Xavier me conquistou logo de cara. Em primeiro lugar, o que me pegou foi a quantidade imensa de imagens. E não são quaisquer imagens, são imagens lindíssimas.

O livro não fala nada da história do Chico. Isso é função de um livro mais antigo do mesmo autor (As vidas de Chico Xavier). Aliás, livro esse que deu origem a esse filme. O livro que está na berlinda agora fala sobre todo o processo de produção do próprio filme. O que rolou no backstage, a parte que ninguém via.

É muito interessante ver a intensidade do envolvimento de todo o elenco com a história, as participações daqueles que geralmente atuam por trás da câmera mas dessa vez apareceram na telona (grande parte da equipe de produção fez figuração no filme).

O livro explicita para nós, que não entendemos grandes coisas da técnica dos filmes, diversos elementos semi-escondidos que ajudam a nos deixar uma impressão profunda, e ainda assim nós nem percebemos.

De todo o conteúdo do livro, o que mais me conquistou mesmo foi a história da Cristiane Torloni (que reviveu o drama real de perder um filho) e a relação do Daniel Filho, ateu, com a produção de um filme sobre uma figura tão marcante do meio espírita.

Nem precisa dizer que adorei o livro! E isso não tem nada a ver com religião, o livro não se aprofunda nesse tema em momento nenhum. É recomendação certa para quem gostou do filme, para quem gosta de filmes em geral e até para quem só tem curiosidade de saber o que acontece por trás das câmeras.


Um comentário:

  1. Quando eu vi a capa eu imaginei que fosse sobre a vida do Chico Xavier.
    Não tenho muita vontade de ver esse filme, mas como eu gosto de saber sobre as produções cinematográficas acho que esse livro deve ser interessante.
    Bjo

    ResponderExcluir