[Resenha] O meu pé de Laranja Lima, de José Mauro de Vasconcelos

Voltei com outro livro que está peregrinando pelo mundo! Esse é um livro que chegou a mim pelo grupo do Livro viajante no skoob. Ele terá a grande honra de ganhar o título de primeiro livro brasileiro da vida do blog, assim como de primeiro livro viajante que eu recebo.


- Ficha técnica
Título original: O meu pé de Laranja Lima
País de origem: Brasil
Autor(a): José Mauro de Vasconcelos
Editora: Melhoramentos
Ano: 1968
Número de páginas: 189

Esse livro é autobiográfico, ele conta a história de Zezé um menininho de 5 anos. Fiz questão de destacar essa parte porque é muito fácil esquecer disso no decorrer do livro.
Apesar de tão novinho, Zezé já é muito maduro. Todos lhe dizem que ele é um garoto muito precoce, mesmo que ele não saiba exatamente o significado da palavra. Ele vem de uma família muito pobre, seu pai está desempregado e ele tem vários irmãos. Quem cuida dele são suas irmãs mais velhas, principalmente Glória. Ele, por sua vez, toma conta de Luís, seu irmão mais novo.

Zezé é muito inteligente, curioso e cheio de imaginação. Ele aprendeu a ler sozinho sem que ninguém soubesse como, quer sempre saber o significado de todas as palavras e só tem para brincar o que cria com a sua própria cabecinha fértil.

O menino também vive apanhando em casa, porque dizem que ele é afilhado do diabo e o garoto vive fazendo besteiras. Ao mesmo tempo, aos olhos de sua professora querida e de seu melhor amigo, Portuga, ele é um anjo.

Quando a família de Zezé se muda, cada irmão mais velho corre e escolhe sua árvore. Pequeno e novinho, tudo o que sobra para o menino é um pé de laranja lima bem pequeno, a quem ele chama de Minguinho. Mas não é um pé de laranja lima qualquer, é um que fala só com ele, brinca de cowboy, conta histórias e ouve suas aventuras.

Esse livro me levou às lágrimas várias vezes diferentes. É muito emocionante, e enche qualquer coração de pena ver aquele menininho tão pobre e incompreendido e que sonhava em ser poeta com gravata de laço. Quando me inscrevi para recebê-lo, esperava uma história leve e sem nada demais, e mais uma vez me surpreendi. Não é a toa que já virou novela, filme e peça. Quem se diz apreciador da literatura brasileira, não pode deixar de ler esse.

"– Você vai prometer uma coisa, porque você tem um coração maravilhoso, Zezé.– Eu prometo, mas não quero enganar a senhora. Eu não tenho um coração maravilhoso. A senhora diz isso porque não me conhece em casa."

Página dele no Skoob.


E não se esqueçam:
- A nossa promoção ainda está rolando. Ainda dá tempo de participar! Mas corre, porque ela termina amanhã, dia 22!
- Não esqueçam de seguir o blog no Google Friend Conect na coluna lateral, e também em nosso novo twitter: @blogAP.

3 comentários:

  1. Já ouvi falar desse livro milhares de vezes... E muito bem, por sinal.
    Parece ser realmente lindo *-*
    Beeeijos

    Marina - http://distribuindosonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ahh foi o primeiro, e um dos melhores livros que eu já li, faz um tempão, mas não esqueci dele jamais *-*
    Amo, amo, amo!!
    Ótima resenha!
    Beijos
    Elidiane'

    ResponderExcluir